25 de janeiro de 2017

Alucarda

Alucarda (México, 1977)

Diret Juan Lopes Moctezuma
Com Tina Romero, Susana Kamini, Claudio Brook, David Silva.

Alucarda

Dona Alucarda, a senhora se comporte! Surpreendente filme B do diretor mexicano Moctezuma. A jovem Justine é levada a um convento depois da morte dos pais e ali conhece Alucarda, outra interna do local, mas que aparentemente não se ajustou totalmente à doutrina que vigora. Em um passeio pelo bosque as duas amigas são abordadas por um cigano que lhes faz propostas e previsões. Durante a realização de uma missa, as duas jovens entoam uma reza satânica para horror das professoras. Fica a dúvida se a reza foi uma ação inocente ou uma provocação consciente das garotas. As autoridades superioras decidem realizar um exorcismo e a histeria toma conta das freiras e das internas com consequências desastrosas.

Tina Romero dá um show de presença como a possuída Alucarda em um filme que é simplório na produção mas invejável na força narrativa e nas ousadias de encenação (tem paralelos com The Devils). Tem nudez, invocações demoníacas, levitações e banhos de sangue. Trilha sonora lembrando progressivo com muito órgão e baladas em sintetizador. Claudio Brook interpreta dois personagens, o doutor (razão) e o cigano (misticismo). E o filme deixa a sugestão de que O Mal é consequência da visão unilateral do homem quando insiste em se orientar por verdades absolutas. Inventivo, abusado e pobre de recursos, mas sem engodos cênicos e virtuoso em sua sinceridade estética. A gente é pobre mas é honesto.

Moctezuma tem outras pérolas cult no curriculo: La Mansion de La Loucura (1973) e To Kill a Stranger (1983) com Donald Pleasence.

Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈😈😈

Alucarda
A Dracula!?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário