10 de janeiro de 2017

Eles

Ils/Them (França, Romênia, 2006)

Diret David Moreau, Xavier Palud
Com Olivia Bonamy, Michael Cohen.


Partiu underground! Interessante exercício em suspense urbano por diretores trabalhando em dupla. Uma professora e seu marido escritor vivem em um casarão de campo assustador. A região é pouco iluminada, isolada, próximo a um bosque e a casa não tem muitos recursos de segurança. Não demora muito e o casal percebe estranhos rondando o local e conseguindo invadir a casa em alguns cômodos! Não há como reagir e a alternativa mais sensata é abandonar o local. Na fuga da casa o casal descobre que os subterrâneos da região estão habitados. É possível que um grupo que habita os canais e galerias subterrâneas esteja vivendo de roubos e pilhagens.

Quem mora em grandes centros urbanos talvez não se surpreenda e até concorde, "é assim mesmo"! A vida subterrânea é um fato e o filme explora essa disfunção urbana de forma interessante.
Ils tem tudo corretinho e no lugar em seus 70 minutinhos, é bem conduzido e tal, mas mediano no resultado. Em especial, as sequências nos dutos subterrâneos abandonados são muito bem feitas e agoniantes. Tem alguma relação com The Strangers, aquele que a Liv Tyler grita muito. Sem querer detonar o filme, mas o mais curioso de tudo é ver como diversos mercados de produção insuspeitada se inserem em distribuição mais ampla via cinema fantástico. Ou alguém já viu mais filmes romenos?! Com o resultado bem sucedido de Ils, os diretores receberam o convite para a refilmagem de The Eye, a Herança (2002, de Danny Pang) que resultou no mediano Olho do Mal (2008).

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário