1 de janeiro de 2017

Shock Waves

Shock Waves (EUA, 1977)

Diret Ken Widerhorn
Com Peter Cushing, Brooke Adams, John Carradine, Fred Buch.

Shock Waves

Os mortos, os vivos e os molhados! Recentemente vi o trailer desse filme no YouTube e me lembrei desse terror estranho, meia-boca, interessante. Seu maior mérito é ter sido feito nos anos 70. Então a estética fotográfica "clássica", naturalista e despojada já garante o ingresso. Peter Cushing é um cientista alemão que trabalhou na Segunda Guerra para a criação da infantaria perfeita: um exército de mortos-vivos. Mortos-vivos nazistas! Mortos-vivos nazistas escondidos no leito do oceano, aguardando a ordem de ataque!

Cushing vive isolado em sua ilha/laboratório. Ali foi abandonado depois do fim da guerra e quando um grupo de veranistas chega a ilha para procurar desencalhar seu barco, irão inadvertidamente provocar o levante do pelotão de zumbis que vão surgindo do mar, dos riachos e de piscinas.
O filme só peca na lentidão narrativa, mas a atmosfera é ótima, especialmente na fotografia submarina. Apesar dos tropeços (a perda do barco de fuga é ridícula!) e direção displicente de atores, Shock Waves é um cult garantido pela esquisitice! Foi lançado aqui nos gloriosos tempos do VHS e não tinha título em português, era Shock Waves mesmo e é isso aí.

• Melhor cena: todas as cenas submarinas com os zumbis são um primor em invenção atmosférica!
• Peter Cushing no mesmo ano de Guerra nas Estrelas
• Brooke Adams em seu primeiro papel de destaque (um ano antes de Invasores de Corpos).

Expectativa 😈     Realidade 😈😈😈

Shock Waves
Aquatung!

Nenhum comentário:

Postar um comentário