31 de dezembro de 2016

Assim na Terra Como no Inferno

As Above So Below (EUA, 2014)

Diret John Erick Dowdle
Com Perdita Weeks, Ben Feldman, Edwin Hodge, François Civil, Marion Lambert, Ali Marhyar, Cosme Castro.

Assim na Terra Como no Inferno

Terror apertadinho! Sufocante terror, passado em subterrâneos pavorosos e confinamento constante. A jovem Scarlett é uma antiquária em exploração das catacumbas de Paris na busca de relíquias e da Pedra Filosofal, possivelmente escondida em corredores subterrâneos ainda inexplorados. Mas conforme ela e sua equipe avançam na expedição, alguns mistérios vão se manifestando diante deles. Como assim, o que faz o velho piano lá de casa ali naquele canto? E um velho amigo, há anos ausente e presumivelmente morto, estava vagando por estes corredores? Quanto mais se aprofundam, mais seus dramas pessoas se expõem. E quanto mais avançam mais ficam na dúvida sobre as posições físicas do espaço ao redor. Os corredores parecem se repetir! E as descidas na verdade levam para cima!?! Para sair será mesmo preciso descer cada vez mais!?!

Exemplar muito legal da linha naturalista moderna, na estética do realismo documental, da câmera na mão (neste caso, na cabeça) e que não abusa dos jump scare irritantes. Mas que existem, existem. Grande parte do tempo se perde (ou se ganha) na construção de clima pelas galerias. Claustrofóbicos não passarão. Na medida em que avançam, os personagens são confrontados com referências de seu passado que se materializam diante deles (como o piano) e as sugestões vão se construindo muito sutilmente. Algumas pistas não são totalmente explicadas, e parece que temos Templários na parada! Mas o diretor (de QuarentenaDevil) sustenta e vai carregando no clima até as situações finais (a tampa do bueiro é ótima!).

Como uma proposta de leitura que convida a escavar as pistas e significados até alcançar uma visão de conjunto, As Above So Below é um dos mais intrigantes filmes do fantástico moderno.

• Melhor cena: o monge sentado em sua cadeira, apavorante!
• Melhor sufoco: Benji fica entalado e não consegue seguir nem voltar! Jesuis!
• Improvável: Scarlett precisa refazer o trajeto para pegar a pedra certa!!!

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈😈

Assim na Terra Como no Inferno
Abre a janela um pouco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário