31 de dezembro de 2016

A Dama Enjaulada

The Lady in a Cage (EUA, 1964)

Diret Walter Grauman
Com Olivia de Havilland, James Caan, Jeff Corey, Ann Sothern.

A Dama Enjaulada

Olivia, como você pôde?! Suspense clássico e adiante de seu tempo. A veterana Olivia de Havilland é uma senhora bem situada financeiramente vivendo com seu filho adulto. Depois de uma cirurgia que a impede de subir degraus, ela instala um elevador em seu casarão para facilitar seu deslocamento pelos cômodos. Mas uma falta de energia na região a deixa presa no aparelho. Isolada no elevador, ela vê sua casa ser invadida por marginais e mendigos.

Grande suspense adiante de sua época com invejável direção e construção dramática. Olivia de Havilland (100 aninhos em julho de 2016!) dá uma verdadeira aula de interpretação neste thriller precursor do gênero home invasion. Antecipa a violência de Scorsese e Peckinpah (será que exagerei? confira). Ficou proibido na Inglaterra! E ainda carrega a leitura do conflito social com a lady de alta classe cercada pelos miseráveis que pilham seus bens. Também é interessante como crítica a alienação urbana: apesar da casa se encontrar em área povoada e movimentada, ninguém toma conhecimento dos fatos correntes.

Também é notável em sua condição estética com a foto em preto-e-branco comportadinha, que remete à média da época (imagine I Love Lucy, por exemplo), mas carrega na dramaticidade e violência sem atenuação.
Entre as virtudes do elenco: Jeff Corey repete seu tipo maltrapilho característico. A ex-estrela Ann Sothern começava a se especializar em matronas decadentes. James Caan tenta se sobressair em sua imitação de Marlon Brando e miss de Havilland rola no chão, grita, bate e apanha como poucas estrelas de sua geração fizeram! Disponível em DVD.

• Primeiro filme de James Caan.
• Melhor cena: Olivia tentando alcançar a escada com as pernas.

Expectativa 😈😈       Realidade 😈😈😈😈😈

A Dama Enjaulada
Saudades da Golden Age, Olivia?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário