3 de janeiro de 2017

Rua Cloverfield 10

10 Cloverfield Lane (EUA, 2016)  

Diret Dan Trachtenberg
Com John Goodman, Mary Elizabeth Winstead, John Gallagher Jr.

Rua Cloverfield 10

Mas cadê o ET?! Sabe a "variação sobre o tema"? Um modo diferente de dizer a coisa que já sabemos? Parece que esse é o novo fundamento do cinema de gênero. Legal. Bacana. Mas, pergunta 1: qual o fundamento de um filme sobre invasão alienígena que nos mantém 80 minutos em um abrigo subterrâneo e só tem aliens nos 10 minutos finais. Pergunta 2: por que puseram o John Goodman nisso?! Pergunta 3: por que?! O cara aparece e tudo vira piada! Ele mantém um rapaz e uma garota em sua casa/abrigo subterrâneo construído para se proteger de um suposto ataque/invasão. Mas a invasão realmente aconteceu? A atmosfera está mesmo contaminada? É o que Mary precisa descobrir.

Ela sofreu um acidente na estrada e ao voltar a si, está enclausurada em uma salinha. Quando a deixam sair, está em um abrigo subterrâneo, debaixo da casa do John Goodman que é chefe local. Tem que fazer o que ele manda e ninguém sai para a superfície. Junto deles está Emmett, outro jovem preso (ou salvo do perigo). Goodman fundamenta muito bem suas suspeitas sobre uma invasão alienígena e sobre a contaminação da atmosfera, mas quanto mais seu comportamento se altera na insistência em ficar no subsolo, mais os jovens desconfiam que ele não bate bem... e concordam que arriscar uma fuga é mais válido do que esperar por tempo indeterminado! 

E assim, temos os (muitos) pontos positivos: a direção é impecável, mantem bem o suspense na difícil narrativa de "teatro filmado" (três personagens em um único cenário). Também não apela à habitual histeria e gritaria e cria um contraponto bem legal entre o confinamento e o espaço aberto. Ponto para o diretor Dan Trachtenberg, que depois foi fazer Stranger Things.

10 Cloverfield Lane é sequência de Cloverfield o Monstro (2008)? Mais ou menos: o produtor J.J. Abrams diz que são filmes "parentes". É filme de terror? Claro: ficar trancado com o John Goodman é o quê? Quer ver mais aliens? (eu queria) O final sugere uma sequência/série...

• Melhor suspense: Mary na antessala de saída! Vai ou fica?!
• Melhor cena: o campo aberto com o estranho objeto sobrevoando.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈 

Rua Cloverfield 10
Goodman ou radiação: qual o mau menor?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário