16 de janeiro de 2017

Berberian Sound Studio

Berberian Sound Studio (UK Alemanha, 2012) 

Diret Peter Strickland
Com Toby Jones, Cosimo Fusco, Antonio Mancino, Fatma Mohamed.

Berberian Sound Studio

Eu queria ver o outro. Realidades paralelas?! Filme dentro do filme?! Fan Movie de nível profissional? Seja lá o que for Berberian Sound Studio é um curioso e estranho exercício na mitologia do cinema. No caso, bem específico, do cinema de terror italiano dos anos 70!
Gilderoy é um senhor de meia idade, um técnico de som inglês que é contratado para trabalhar em uma produção italiana. O filme suposto chama-se Il Vortice Equestre, de 1976, dirigido por Giancarlo Santini (mas peraí, esses são os créditos de abertura deste filme!...Berberian Sound Studio abre com essas informações!). E no decorrer da produção, Gilderoy se sente constantemente deslocado, não se adapta aos costumes e menos ainda às cenas de horror para as quais tem que criar efeitos sonoros (cenas essas que nunca vemos). Pancadas, facadas, mutilações, ossos quebrando, todo o envolvimento sonoro sai das mãos do experiente técnico.

E o filme segue em narrativa lenta (muito lenta) na criação do drama de Gilderoy e no suspense que se estabelece com seus contratantes. Ele precisa aprender a se impor para se envolver com a equipe e o filme joga com realidades paralelas sem maior aviso! O deslocamento cultural é o ponto sobre o qual se sugere o suspense. Uma simples questão sobre pagamento torna-se um tormento pelo distanciamento de comportamento e linguagem.

O filme é lento mas também é fascinante e absolutamente envolvente, pela descrição das técnicas de som, criação de efeitos (foley), referência aos filmes italianos e suas trilhas sonoras com vocalizações femininas (Berberian no título pode ser referência à vocalista Cathy Berberian). Tudo muito estranho para o pobre Gilderoy.

Originalíssimo em sua opção pela sonoplastia como elemento básico para uma trama de loucura e suspense! É também fascinante pelo jogo narrativo que alterna realidades sem maior explicação. Intrigante, refinado e sério candidato a cult. Mas eu queria mesmo é ver Il Vortice Equestre.

Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈😈😈

Berberian Sound Studio

Nenhum comentário:

Postar um comentário