23 de janeiro de 2017

Filhos da Esperança

Children of Men (EUA, 2006)

Diret Alfonso Cuaron
Com Clive Owen, Julianne Moore, Chiwetel Ejiofor, Michael Caine.

Filhos da Esperança



Raça humana na saideira. Ambientado em uma sociedade futura na qual, por alguma razão as mulheres pararam de engravidar e a previsão para a raça humana é de extinção. Com a progressiva falência social o controle governamental precisou se intensificar, e assim surgem grupos fanáticos dissidentes. Atentados e pilhagens acontecem com frequência. Clive Owen e Julianne Moore descobrem uma jovem que pode ser a primeira mulher a ficar gravida em 18 anos e precisam levá-la a uma área de segurança, longe de grupos nômades, guerrilhas e atentados.

Assustadora visão da sociedade em decomposição se confrontada a forças maiores do que as que servem ao seu funcionamento. Pega carona nos filmes pós-apocalipse mas evita a aventura pura e abre espaço a questionamentos mais profundos. Eu queria era ver mais Mad Max, mas o filme equilibra muito bem drama e pancadaria. Comenta indiretamente a fragilidade das organizações sociais e instituições (que supomos estar muito bem, obrigado), questiona a manipulação das informações divulgadas e repressão a manifestações ... mas peraí, esse é o mundo em que já vivemos! Não chegamos ao apocalipse, mas estamos no colapso?!

Children of Men é tecnicamente impecável, com o gosto pelos planos sequência que o diretor usa muito bem. O ataque ao veículo em fuga na estrada é assustador. Dúvida para diretores e produtores: em tempos de tecnologia digital, ainda é correto usar o termo "plano sequência" para sequências feitas digitalmente? Tecnicamente não? Visualmente sim? O diretor Cuaron iria desenvolver esse recurso nas deslumbrantes cenas de Gravidade.

• Reclamação pessoal do Black Phillip: Julianne Moore sai do filme lá pelos 25 minutos!!! Como que o senhor me dá uma dessas senhor Cuaron?! Hein?
• Melhor cena: Michael Caine preparando baseados!

Expectativa 😈😈😈      Realidade 😈😈😈😈

Filhos da Esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário