22 de janeiro de 2017

A Mais Cruel Batalha

No Blade of Grass (EUA, ING, 1970) 

Diret Cornel Wilde
Com Nigel Davenport, Jean Wallace, Lynne Frederick, John Hamill.

A Mais Cruel Batalha

"Agora é tudo diferente. Temos que lutar para viver". 
"Igual aos faroestes?"

Pioneiros do apocalipse! O ex-galã B dos anos 50, Cornel Wilde pegou firme na direção desta aventura apocalíptica. Um vírus de origem química se espalha rapidamente pelo planeta devastando a vegetação e por consequência colocando a humanidade diante da devastação e fome. Em poucos dias a civilização entra em colapso e se divide em grupos armados que pilham estoques e se confrontam violentamente. Nigel Davenport tem que tirar sua família de Londres e se dirigir a áreas ainda não infectadas, no interior, em uma trajetória repleta de perigos, traições, pilhagens, motoqueiros tarados e pessoas se baleando sumariamente.

Irônica, violenta, dinâmica e surpreendente aventura apocalíptica! Já demonstrando preocupação com a ecologia, poluição, colonialismo, superpopulação, superindustrialização e suas consequências. Muitos o acusaram de ser um filme apelativo pela ausência de um discurso mais sério e por se entregar a tiroteios. Na falta do discurso, o filme tem a ironia como virtude e até os heróis precisam recorrer a trapaças e crimes para sobreviver! A invasão da casa de campo pelos "heróis" é desconcertante pelo fuzilamento sumário dos residentes (e pelo recurso técnico para o sangue!).

Sua maior ironia é supor como é frágil a estrutura social mesmo no mundo industrializado e como a sociedade se entrega a barbárie sem muita argumentação. No Blade of Grass é quase um Mad Max, só que ao invés de sol escaldante tem fog. A batalha com os motoqueiros parece saída de um western. O gênero faroeste inclusive é citado algumas vezes e Nigel Davenport de tapa olho e casaco chega a lembrar a figura de Rooster Cogburn. O maior ponto fraco é a trilha sonora ruinzinha.

• Primeiro filme de Lynne Frederick que estaria em outro bom filme-apocalipse Phase IV (1974) também com Nigel Davenport.
• Veja mais Cornel Wilde em Naked Prey.
• Baseado em livro de John Christopher.

Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈😈😈

A Mais Cruel Batalha
"O John Wayne botou tapa-olho e ganhou Oscar, será que..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário