16 de abril de 2020

Chung-Li, A Agonia do Verde - a brutal antevisão apocalíptica!

Os países ainda relativamente não afetados pelo vírus Chung-Li assistiam a tudo com um pavor incrédulo. As notícias oficiais acentuavam a enormidade daquele oceano de fome, no qual toda tentativa de auxílio não passaria de mera gota d'água, mas não se abordava a questão de ser realmente possível reservar uma cota de alimentos para aliviar os necessitados.

• John e Anne são um casal londrino que precisa fugir da cidade antes do colapso social provocado por um vírus de rápida propagação. O vírus, denominado Chung-Li, é de origem chinesa e devasta as vegetações no mundo todo, consequentemente afetando a vida animal e humana. Assustados por boatos de extermínio em massa para controle da fome, grupos se organizam em fuga pelo interior da Inglaterra à procura de abrigo. John e um casal amigo, junto a seus filhos, decide fugir para a fazenda de seu irmão, onde vivera na infância, mas o trajeto é repleto de conflitos e salteadores.

Death of Grass, do escritor inglês John Christopher, é uma assustadora aventura dramática de sobrevivência que teve problemas editoriais em sua época pela crueza e brutalidade das situações que sugere. Os confrontos entre os grupos nômades pelas estradas interioranas são caracterizados pela violência seja como forma de pilhagem de bens alheios ou seja como forma de auto-preservação.

Ann teve alguma dificuldade para soltar a trava de segurança. O homem continuou a fitá-la, incrédulo, enquanto ela manipulava o mecanismo. Ainda a encarava quando as balas lhe rasgaram o corpo. Soltou um grito e ficou imóvel. Ann prosseguiu atirando até esvaziar o pente. Depois, um silêncio quase total, quebrado penas pelos soluços de Mary.

Havia um mulher caída no chão, com as roupas rasgadas e sangue no rosto. O interior da casinhola estava em desordem, gavetas abertas, um relógio de parede quebrado. Era a primeira vez que John via aquilo na Inglaterra. Na Itália, durante a guerra, topava com cenas semelhantes. O rastro dos saqueadores. Todavia... no interior da Inglaterra!

Com texto fácil e ligeiro, e muitos diálogos, o livro tem leitura bem rápida. Surpreende nas sutilezas humanas no período de transformação, os conflitos individuais e sociais que são explorados com notável riqueza pelo autor. A ironia maior é que a organização social é nada mais que um mero conceito. E quando esse conceito colapsa, seja pelo motivo que for, o homem se entrega rápida e facilmente à barbárie. Habituado ou não à matança, as novas circunstâncias a que John precisa se submeter o levam a uma lógica realista e cruel.

Esperemos que tudo continue assim. Procure encarar nitidamente o panorama global. Muitos milhões de pessoas terão que morrer, nossa preocupação principal é evitarmos fazer parte desse número.

• Originalmente o livro teve rejeição de diversos editores e foi publicado em capítulos no periódico Saturday Evening Post.
• Serviu de base ao notável No Blade of Grass (1970).

🍀
Leitura Radical
Um pouco mais de ação teria ajudado.
Leitura Passional
Ótimo pioneiro das distopias apocalípticas.
_________________________

Chung-Li, A Agonia do Verde

The Death of Grass, John Christopher, 1956
Editora Francisco Alves, Rio de Janeiro - RJ, 1980
200 páginas

john christopher

Nenhum comentário:

Postar um comentário