2 de abril de 2020

A Cor que Caiu do Espaço

Color Out of Space (EUA, Portugal, 2019)

Diret Richard Stanley
Com Nicolas Cage, Madeleine Arthur, Joely Richardson, Elliot Knight, Brendan Meyer, Julian Hilliard.

a cor que caiu do espaço

Finalmente. Finalmente uma adaptação decente de Lovecraft. Finalmente Richard Stanley deu a volta por cima na maré de azar que vem desde Dust Devil (1992)! Finalmente alguém dirigiu o Nicolas Cage direito! Color Out of Scape é um terror-fantasia-ficção que equilibra muito bem seus ingredientes. Não é nenhuma obra-prima, mas considerando os inúmeros filmes-vale-tudo no mercado contemporâneo sob o disfarce alternativo, o filme consegue entreter e divertir como poucos.

Nicolas Cage vive em uma fazenda com sua esposa e três filhos até que em uma bela noite, o que parece ser um meteorito, caí diante de sua propriedade. O objeto disforme e de coloração rósea atrai cientistas e a imprensa e gradualmente seu efeito começa a ser sentido pela família. Alterações biológicas, físicas e comportamentais começam a se manifestar na região. Fauna e flora sofrem mutações e as relações familiares começam a deteriorar em um crescente de insanidade e terror.

Ponto para o diretor que conseguiu aqui uma das melhores adaptações de um conto de Lovecraft, acentuando o essencial de sua obra: o mistério. Lovecraft no cinema geralmente serviu a explicitação de monstruosidades e escatologia em produção que invariavelmente traíram a grande virtude do texto do escritor que é a força sugestiva. Pois bem, aqui o diretor não só conseguiu sustentar o mistério sugestivo, em um suspense crescente, como também encontrou espaço para uma boa dose de grotesco nas deformações causadas pelo contágio. O segredo é a dosagem dos ingredientes, e nesse sentido o diretor foi genial em não apelar e manter o foco na contaminação subterrânea que gradualmente vai impregnando o físico e o mental. Em um trabalho de grande cuidado visual e direção precisa na construção da insanidade crescente, Color Out of Space (em co-produção com Portugal!) resultou em um filme envolvente no qual até os transtornos histriônicos do ator principal estão adequados.


• Melhor grotesco: mãe e filho atacados pela força!
• Referência: as alpacas no celeiro lembram algo de The Thing!
• Citações literárias: Necronomicon (Lovecraft), Os Salgueiros (A. Blackwood), O Livro da Lei (A. Crowley) e o mitologista Joseph Campbell.
• No histórico incomum do diretor tivemos: um promissor começo de carreira com Hardware e Dust Devil. A demissão, na atribulada produção de A Ilha do Dr. Moreau, e uma tentativa de retorno no sofrível Theatre Bizarre. Tudo entremeado por clipes musicais para grupos de rock. Black Phillip torce para que Color Out of Space seja sua recuperação definitiva!

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário