30 de junho de 2017

Hardware

Hardware (EUA, 1990) 

Diret Richard Stanley
Com Stacey Travis, Dylan McDermott, John Lynch.

Hardware (EUA, 1990)

Killer reciclado! Clássico do ciberpunk que foi muito bem recebido em sua época e garantiu o destaque do diretor como promessa dos alternativos. Mais um dos casos de filme conhecido nos tempos do VHS que ganha muito se revisto agora. Em vídeo, sua bela fotografia vermelha perdia demais em qualidade assim como a escuridão reinante nas cenas de suspense. E a revisão agora em cópias decentes revigora este amalucado e alternativo filme B que circula entre a ficção e o terror.

Em um mundo pós-apocalíptico o comércio de artefatos industriais inutilizados rende um bom dinheiro aos ferro-velhos. O ex-fuzileiro Moses recupera alguns desses objetos descartados e os repassa a sua namorada artista plástica. Sem saber que um chip ainda ativo esta implantado em um "crânio metálico", ela constrói uma escultura com a cabeça mecânica. Mas a máquina se reativa e se reconstrói. Moses finalmente descobre que a cabeça recuperada no deserto  pertenceu ao projeto Mark-13, um projeto de extermínio populacional que pode colocar a vida da garota em risco.

Aventura pobrezinha de recursos mas com um rendimento visual invejável no contorno das dificuldades de produção. Para isso utiliza muito bem a combinação de elementos industriais, mecânicos e jogos de luz com o charme desajeitado que só os filme B possuem. As sequências finais no prédio de apartamentos lembram muito (modestamente) Blade Runner, com a garota pendurada e o insistente Mark-13 disposto a matá-la. Ele demora a morrer, como bom vilão de filme de terror e volta para novos ataques entre muita gritaria e tiroteios.

• Participações ilustres de Iggy Pop como um locutor de rádio e Lemmy dirigindo um barco-taxi.
• Melhor cena: o gordo pervertido tendo os olhos furados!
• O diretor Richard Stanley faria em seguida o estilizado Dust Devil e seguiria carreira com vídeos e documentários no mercado de música.

Black Phillip já sabia 😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário