8 de fevereiro de 2019

O Guardião

"Perto da hora haverá uma tempestade de estrelas. As estrelas mudarão de posição e a Lua mostrará suas costas para a Terra. Outros sinais vem primeiro, mas não tenho permissão para revelar ... Então tudo ficará escuro... mais escuro do que qualquer eclipse. A Lua, o Sol e as estrelas - todos desaparecerão e o céu descerá para a Terra ... Ninguém vai ser salvo."


Charles MaClean
Charles MaClean vem de uma família de escritores e teve formação variadíssima em ocupações como marinheiro, editor comercial, jornalista e até guitarrista em um grupo de rock! Movido por suas preocupações ambientais, editou a revista The Ecologist. Sua curiosidade pela resposta humana em condições incomuns o levou ao premiado romance The Wolf Children (1978) sobre duas crianças criadas por lobos. O fascínio pela regressão a vidas passadas rendeu o romance fantástico aqui destacado. 

O Guardião é uma obra intrigante sobre regressão a vidas passadas. Provavelmente foi uma tentativa de criar uma obra que pudesse ser comercializado posteriormente como roteiro de filme. A suspeita procede tal é a estrutura de mistério e preparação na primeira parte e a dramaticidade na segunda. Plot points, comportamento de personagens, revelações, ação de clímax, tudo indica um roteiro de filme. Inclusive um comentário de Paul Newman na orelha do livro, faz supor que o material circulou por ambientes de cinema. Infelizmente o filme não saiu e ficamos aqui com a muito bem armada história de Martin Gregory um executivo que descobre que cometeu um grande vacilo há várias encarnações passadas e todas as suas existências posteriores (inclusive a presente) são tentativas de reverter o mal que causou. Martin abandona sua casa, sua esposa e carreira para se lançar em uma aventura na busca de um cristal mágico perdido há séculos e que desequilibrou as forças do mundo. Entre as encarnações que Martin visita em sessões de regressão está a figura real do famoso Coronel Fawcett, explorador desaparecido em selvas amazônicas nos anos 20.

" Retirei o cristal de seu revestimento de couro e o mostrei a ela. Quando captou a luz das estrelas, vivas centelhas de fogo pareceram saltar dele, até que fiquei erguendo uma tocha chamejante contra a noite".

"Apanhadas desprevenidas, centenas de pessoas morando fora da cidade se afogaram, nas suas camas, enquanto dormiam, ou tentando escapar de suas casa inundadas. Ao romper do dia, metade do vale ao sul havia sido completamente submergido deixando a costa íngreme da areia vermelha, sobre a qual a cidade estava, uma ilha solitária no meio de um imenso lago negro" [...] "Quando a tempestade se concentrou sobre a cidade, arrastada por alguma força irresistível, o pandemônio explodiu. Relâmpagos caíam através de nuvens em ebulição, em correntes de raios em zigue-zague, enquanto o estrondear e rolar do trovão era tão alto que doía nos ouvidos".

📚
Leitura radical
Parece que foi feito para virar filme.

Leitura passional
Delirante e envolvente como um bom filme.
_________________________

O Guardião

The Watcher - Charles MaClean, 1983
Editora Imago - Rio de Janeiro, RJ, 1985
310 páginas

O Guardião - Charles MaClean

Nenhum comentário:

Postar um comentário