10 de fevereiro de 2019

E Tanta Paura

E Tanta Paura (Itália, 1976)

Diret Paolo Cavara
Com Michele Placido, Corinne Clery, Quinto Parmeggiani, John Steiner, Eli Wallach, Tom Skerritt. 

E Tanta Paura

Reinventando a roda. Giallo que tentou escapar das convenções do gênero em um resultado bem curioso. Na carreira diferenciada de Paolo Cavara, ele já havia ganhado notoriedade com os documentários Mondo, inciou-se na ficção com o "traidor" Occhio Selvaggio e fez em seguida um giallo clássico O Ventre Negro da Tarântula. Fez um faroeste fora da época, Rápidos Brutos e Mortais (1973) e algumas comédias. Aqui ele busca reinvenção nos ingredientes do giallo contando as investigações de um policial sobre diversos assassinatos que não tem imediata ligação entre si. Com a ajuda de um detetive particular de métodos sofisticados (Eli Wallach), a investigação leva a um grupo de excêntricos milionários ligados a rede de prostituição.

Então o filme compõe uma curiosa alternativa ao inserir elementos inesperados como um assassino descoberto "antes da hora", dupla revelação final (como em Argento), uma animação pornográfica como lazer dos milionários e Corinne Clery embelezando a tela como uma modelo bissexual que tem um caso com o policial. O roteiro é bem criativo na trama que envolve mais de um simples assassino e um único motivo para as mortes e tece uma teia incomum de relações, mas Cavara se arrisca demais em um filme com muito diálogo e pouca ação, tempo demais gasto com o romance citado, tramas paralelas como o tráfico de diamantes e um protagonista fraquinho: Michele Plácido, habitual de comédias, que não ajuda nada. Em Ventre Negro da Tarântula, o protagonista Giancarlo Giannini também era habitual das comédias, só que é muito mais ator do que Michele. A repetição da estratégia de casting aqui não funcionou muito bem... Pecato.


No elenco, John Steiner faz um dos sádicos milionários, Corinne está em uma trama secundária, Tom Skerritt esta totalmente perdido como o chefe de polícia e Eli Wallach acaba sendo a principal força do filme como o detetive que sabe demais e manipula algumas peças do jogo...
Resumo: E Tanta Paura é um giallo com os ingredientes do gênero dosados de forma diferente. Para fãs do gênero é só uma curiosidade.

• Cuidado estético-narrativo: as revelações finais do detetive, diante de uma série de superfícies refletivas que multiplicam a cena.
• Momento paura: a garota diante da cela do tigre!
• Data cult: a animação erótica é produção do especialista Studio Gibba.
• Data cult 2: a ilustração do cartaz é de Guido Crepax!
• Título inglês Plot of Fear.

Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário