12 de fevereiro de 2019

Quem a Viu Morrer?

Chi L'ha Vista Morire? (Itália, 1972)

Diret Aldo Lado
Com George Lazenby, Nicoletta Elmi, Adolfo Celi, Anita Strindberg, Dominique Boschero.

Chi L'ha Vista Morire? (Itália, 1972)

Criança sem esperança... Um giallo dos bons feito por diretor não muito citado no gênero. Anos depois de um caso de infanticídio arquivado sem solução, um maníaco volta a atacar crianças. George Lazenby é um escultor que inicia investigação por sua conta quando um novo crime acontece. E no decorrer das investigações da polícia, e do escultor, pessoas próximas ao assassino e que sabem demais, começam a aparecer mortas.

George e sua esposa (Anita Strindberg) insistem nas investigações, entrevistas com vítimas anteriores, até que um grupo de milionários locais começa a se incomodar com as possíveis descobertas. Os crimes, nunca solucionados, podem estar ligados a uma rede de interesses entre poderosos e religiosos.

Ótimo giallo feito com um invejável domínio cênico. Com a perfeição fotográfica que caracterizou o gênero, é o tipo de filme que compõe sua grandeza na sucessão de sequências de grande força imagética. Narra perfeitamente bem o jogo labiríntico de suspeitas com seu notável apuro estético na constituição de um puzzle visual especialmente no terço final que apresenta e enquadra todo o elenco como possíveis culpados surpresa. A situação é potencialmente incômoda quando o(a) assassino(a) sempre aparece como uma senhora de negro que observa tudo através de seu véu rendado! O resultado geral é incrivelmente envolvente em seu crescente drama e apreensão. Tem especial importância a trilha sonora de Ennio Morricone, composta de cânticos para vozes infantis que são divertidas, dramáticas ou macabras, conforme o momento.


Pode até ser exagero, mas tenho a impressão que o diretor Aldo Lado antecipa aqui algumas ideias como as cortinas vermelhas de Argento, o crime no salão iluminadíssimo do aviário, vários implicados na trama, o travestimento como em De Palma (olha o spoiler...)
No elenco, George Lazenby, em seu filme seguinte a 007 a Serviço de Sua Majestade, ficou perfeito de italiano com seu bigodão! Adolfo Celi faz o que sempre fez, o bonachão suspeito. A beleza de ângulos da sueca Anita Strindberg é bem aproveitada e ainda temos o primeiro destaque da garota Nicoletta Elmi, a jovem atriz que teria uma carreira bastante ligada ao suspense italiano.

• Como Don´t Torture a Ducklin de Fulci, um filme com tema ainda cabeludo atualmente: pedofilia e infanticídio!
• Grandes momentos: Lazenby atacado na construção. A morte diante do aviário. Anita em suspense na igreja. O estrangulamento no cinema. O corpo incinerado no fim.
• Referência visual: o desmascaramento final remete a Psicose.
• O diretor é mais lembrado pelo peso-pesado L'Ultimo Treno Della Notte.

Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário