25 de fevereiro de 2019

As fusões macabras de J. K. Potter

As fusões macabras de J. K. Potter

"O grotesco é belo, o bizarro, sublime
e o macabro é um assunto raro e delicioso."

• J. K. Potter é um ilustrador americano nascido em 1956. Com esse nome de milionário do velho oeste, Potter é autor das mais apavorantes imagens para capas de livros que já se viu. Tenho especial afeição pelas fusões dimensionais das imagens lovecraftianas! A fusão surreal de organismos e outras formas (ou mais organismos) é a chave para a criação de Potter.

Jeffrey Knight Potter começou seus trabalhos de fusão fotográfica no início dos anos 80 para o mercado literário. E Potter fez para os livros de horror mais ou menos o que a empresa Hipgnosis fazia para as capas de rock nos anos 70 e 80. A concepção do impossível! Seus painéis de interiores decrépitos povoados por entidades, são quase narrativas próprias! Eu poderia ir morar num lugar desses depois de morrer!

Em 1993 sai seu primeiro livro de trabalhos, Horripilations. Particularmente gosto muito das fusões monocromáticas de referência steampunk do período Subterranean Press (a aba Illustrations do site)


Difícil é encontrar mais dados biográficos do artista assim como uma foto dele, mas para ver trabalhos, tem bastante coisa no seu site.
Uma das boas curiosidades do site é um espaço dedicado ao escritor inglês Ramsey Campbell, de quem Potter é muito admirador. Campbell presenteou o ilustrador com dois de seus sketch books (rascunhos) com imagens simplórias enquanto desenho, mas impressionantes em sua concepção alucinada.

Continuo aguardando e torcendo para que Potter seja chamado para o concept art de algum filme de terror!






Tokyo Gore Police !?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário