8 de fevereiro de 2019

Às Portas da Fantasia

"E as figuras se moviam. Os dois homenzinhos se aproximaram das duas mulherzinhas e, tomando-as nos braços, dançaram um minueto guiados por uma melodia cantada mentalmente, era um bailado grotesco executado por bonequinhos de barro, uma horrenda caricatura de vida". (Os Títeres se Vingam)



• Coletânea de contos de Robert Bloch e Ray Bradbury lançada em 1971. A maioria dos contos é de Bloch e ainda assim a coletânea traz o destaque a "histórias escolhidas de ficção científica". Engano, ou intenção de empurrar o material para um público mais bem reconhecido pelas editoras. Pode ser. 

Os contos de Bloch evidenciam clara influência dos góticos e Lovecraft, especialmente nas explorações subterrâneas de Vampiro Zombeteiro ou em O Campanário das Trevas no qual Lovecraft é incluído como personagem ativo. Em Os Títeres se Vingam um médico encarcerado por loucura cria bonecos de barro que adquirem vida. Serviu de base ao episódio final do filme Asylum (Asilo do Terror). Em Questão de Regulamento, um recenseador é "convidado" por uma bruxa a participar de um Sabbath, só para completar o número certo de convidados à cerimônia. Ironia e pavor como marcas pessoais dos contos de Bloch. 

Mas Ray Bardbury não fica atrás e com Delírio Metaléptico faz uma impressionante narrativa de mutação corporal, sofrida por um jovem em estado febril. Antecipa Clive Barker em sua minúcias torturantes de como os órgãos e membros pareciam adquirir independência do conjunto corporal! Frequentemente poético Bradbury tem aqui momentos comoventes (sem perder o mistério) como nas duas vidas desajustadas que se encontram em O Morto.
Uma coletânea essencial aos leitores de horror e fantástico e ainda possível de ser encontrada pelos sebos virtuais.

"Nada havia de tranquilizador no ambiente em que mergulhávamos cada vez mais, o ambiente era impressionante, as paredes ficavam povoadas por sombras diabólicas e ameaçadoras projetadas pelas claridade das lanternas de nossos capacetes. De repente cheguei a conclusão de que não poderiam ter sido feitas por seres normais ou com alguma sanidade mental. Por algum tempo caminhamos lentamente e em silêncio. Mais e mais para baixo, nosso caminho se estreitava e se tornava mais fundo, escuro e úmido." (Vampiro Zombeteiro)

"Às três da madrugada, Charles continuava acordado em seu quarto pequeno e escuro. Sentia a cama úmida sob seu corpo. Estava com muita febre. [...] Sentiu as paredes internas de seu tronco passando por transformações e os órgãos internos se movendo, os pulmões estavam em fogo como se mergulhados em álcool. Notou então que o quarto estava iluminado, como se houvesse ali o fogo de uma lareira." (Delírio Metaléptico)


🚪
Leitura radical
Os contos de Bloch se sobressaem pela intensidade e despretensão pulp.
•••
 Leitura passional
Livro com sabor de raridade. Não perca.

R. Bloch
O Campanário das Trevas (The Shadow From the Steeple, 1950)
O Vampiro Zombeteiro (The Grinning Ghoul, 1936)
Os Títeres se Vingam (Mannikins of Horror, 1937)
A Maldição dos Druídas (The Druidic Doom, 1936)
Uma Questão de Regulamento (A Question of Etiquette, 1942)
A Vez do Lobo (The Man Who Cried Wolf, 1945)

R. Bradbury
Um Delírio Metaléptico (Night Lights, 1948)
Os Microespiões (The Watchers, 1945)
O Morto (The Dead Man, 1945)
O Manipulador (The Handler, 1947)
___________________________________________
Às Portas da Fantasia Robert Bloch, Ray Bardbury
Editora Expressão e Cultura - Rio de Janeiro - 1971
270 páginas

Robert Bloch, Ray Bardbury

Nenhum comentário:

Postar um comentário