10 de fevereiro de 2019

Roland Topor - um surreal no cinema

Roland Topor

• Roland Topor, ilustrador, escritor e ator destacado pelo conteúdo surrealista de seu trabalho. Se tivesse produzido no mercado americano, hoje certamente seria lembrado como figura pop-cult. Descendente de judeus poloneses, Topor nasceu em 1938 em Paris, quando sua família para lá se mudou depois da ascensão do nazismo. Foi figura marcante do surrealismo por seus desenhos incomparáveis, bizarros, frequentemente violentos e teve seu nome ligado ao cinema em diversas ocasiões e diversas atividades.

Em 1962 fundou junto a Alejandro Jodorowsky e Fernando Arrabal o Teatro do Pânico (Mouvimente Panique, em nome de Pan), influenciado por projetos surrealistas como o Teatro da Crueldade de Antonin Artaud e os filmes de Buñuel.
Topor colaborou nas animações de René Laloux como Les Temps Morts (1964) e Les Escargots (1965). A parceria com Laloux renderia o longa metragem cult Planete Sauvage (Planeta Fantástico, 1973). 
No cinema, Topor teve participação diversa: foi desenhista de produção de Viva La Muerte (1971) de Arrabal, ator em Nosferatu (1978) de Herzog, e fez as artes projetadas na lanterna mágica em Casanova de Fellini (1976). Seu romance mais famoso (Le Locataire Chimérique) se tornaria um dos mais impressionantes filmes de suspense do cinema, O Inquilino dirigido por Roman Polanski em 1976.







Nenhum comentário:

Postar um comentário