13 de fevereiro de 2019

A Field in England

A Field in England (ING, 2013)

Diret Ben Wheatley
Com Michael Smiley, Reece Shearsmith, Julian Barratt, Peter Ferdinando, Richard Glover. 

A Field in England

Ascendente em cogumelo! Um dos mais originais e inventivos filmes do fantástico moderno! No século XVII durante a guerra civil inglesa, Whitehead é um assistente de astrólogo que auxilia um militar na busca de O´Neil, um comandante rival que precisa ser capturado. Mas a missão falha e um grupo de desertores acaba se formado entre soldados rivais e Whitehead. Fugindo dos bombardeios e indo na direção de uma suposta cervejaria, o quarteto atravessa um grande descampado e depois de uma suspeita refeição feita de cogumelos encontram O'Neil, figura misteriosa que começa a exercer insuspeitados poderes sobre o quarteto. Whitehead o considera prisioneiro e o conduz com a ajuda dos demais, mas O'Neil reverte facilmente a situação e a percepção dos seus captores para finalmente submeter o jovem astrólogo na localização de um tesouro enterrado no campo.

Original e intrigante fantasia (elogiado por Martin Scorsese e Nicholas Roeg) repleta de pistas cifradas, runas inscritas e sequência enigmáticas que pedem decifração simbólica. A mais misteriosa delas é o "planeta negro" que se revela em alguns momentos! Considerando que o filme toma rumo depois da sopinha de cogumelos é possível entendê-lo como um grande delírio. Personagens mortos que reaparecem também têm significado  muito próprio ("Você ressuscita mais que Lázaro!"). Também existe a hierarquia social com O'Neil dominando psicologicamente o quarteto, que se submete passiva e automaticamente a sua posição de "comandante". 

E temos ainda a sugestão de que as estruturas que regem "o real" só serão mais amplamente compreendidas por vias não racionais. Iniciados em esoterismo podem ajudar. Quando Whitehead se empanturra de cogumelos, o filme se entrega a uma sequência alucinada de imagem espelhada que sugere uma "narrativa em palíndromo" (!!!). Sugestão reforçada pela situação final do protagonista, voltando (revigorado) por onde sua aventura começou...

Sem uma clara definição dos limites entre real e delírio, A Field in England é uma intrigante análise, assim parece, sobre forças que configuram as estruturas do que reconhecemos como "real"! Um filme riquíssimo em sugestão e mistérios cifrados que pedem revisão atenciosa. Hora de montar uma Mesa Redonda de cinema!

A Field in England

• Destaque imediato: a bela foto em preto-e-branco!
Bug nos sentidos: a sequência psicodélica de imagem espelhada!
• Inusitado: os personagens fixos em poses neo-clássicas em alguns momentos.
• Ben Wheatley (de Kill List e High Rise) é um dos mais inventivos diretores do moderno cinema inglês.

Expectativa 😈😈😈    Realidade 😈😈😈😈

Isso vai ajudar no roteiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário