28 de outubro de 2018

No Topo do Poder

High Rise (Inglaterra, 2015)

Diret Ben Wheatley
Com Tom Hidleston, Jeremy Irons, Sienna Miller, Luke Evans, Elizabeth Moss.

No Topo do Poder

– Está um pouco bagunçado isso aqui...
– Nada que não possa ser escondido debaixo do tapete...

O botão de "sobe" já tem dono. Tem uma música do Paul Simon que diz que "o teto de um homem é o assoalho de outro". É bem essa a analogia social que compõe este bizarro drama dirigido por Ben Wheatley (Kill List). Baseado em livro J.G. Ballard, High Rise é ambientado nos anos 70 e conta em clima de farsa absurda a vida em um moderníssimo condomínio que serve de microcosmo da realidade social. Os pobres vivem nos andares baixos e os ricos nos superiores. O engenheiro projetista do prédio (Jeremy Irons) vive na paradisíaca cobertura.

Tom Hidleston é Laing, um professor de medicina recém chegado ao condomínio e que logo estará envolvido nos conflitos locais, luta por poder e sonhos de ascensão. O problema é que, as ambições e frustrações irão levar os moradores inevitavelmente ao conflito violento e o prédio todo se tornará um caos de matanças e intrigas!

Satírico, dramático e contundente, High Rise não perdoa ninguém em sua visão desencantada das estruturas sociais com suas ambições medíocres e manipulações. Laing é dos poucos personagens que consegue livre acesso pelas camadas sociais (os andares) e convive com os diversos tipos que constituem o conjunto (moradores, zeladores, mandantes e subjugados), mas mesmo sua compreensão dos problemas e a amizade que nasce com o engenheiro projetista não vão facilitar na solução de nada. Na verdade sua proximidade aos donos do poder está pondo em risco sua vida! Enquanto isso as festas alienantes continuam em todos os andares...

No geral o filme pede um pouco de paciência do espectador por sua forma incomum que se arrasta em algumas passagens, mas a ousadia crítica o destaca da média. Anárquico, caótico, cruel, é o tipo de filme que vai agradar a quem aprecia weird cinema.

• Melhor cena: o suicídio em câmera lenta, que dispara as investigações e o caos.
• Remete aos dramas surreais de Buñuel e Pasolini.

Expectativa 😈😈😈     Realidade 😈😈😈

2 comentários:

  1. Este poster tá muito a cara do Laranja Mecânica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tá mesmo! Mas provavelmente é referência à pirâmide social... Obrigado pela visita!

      Excluir