8 de fevereiro de 2019

Voci Dal Profondo

Voci Dal Profondo (Itália, 1991)

Diret Lucio Fulci
Com Duilio Del Prete, Karina Huff, Pascal Persiano, Frances Nacman, Bettina Giovannini.

Voci Dal Profondo

Autofulci! O último bom momento do godfather of gore! Depois do falecimento de seu pai em circunstâncias misteriosas, a jovem Rosy volta ao convívio familiar que é um antro de falsidade e intrigas. Nem todos os integrantes são da família biológica da jovem e todos tem um único interesse: o testamento do falecido. Este por sua vez era um implacável patriarca de relações conflituosas com toda a família. Agora Rosy, a única aproximação afetuosa do velho magnata, se vê na obrigação de desvendar uma possível trama familiar por trás da morte de seu pai. Mais ainda do que uma simples obrigação, Rosy parece ouvir as súplicas do falecido e tem um revelador contato com ele em um momento de sonho!

Fulci recuperou a boa forma de seus melhores dias nesta exemplar fantasia de terror que mistura um pouco de tudo do gênero. Da sutileza e leveza da citada sequência de encontro entre Rosy e o pai em um sonho aos momentos explícitos, Voci Dal Profondo é quase um catálogo de auto-referência à obra do diretor. O melhor de tudo é que repete a atmosfera fotográfica de seus grandes filmes (captura em película e não digital). Enquanto narrativa o filme surpreende no equilíbrio entre processos racionais (naturais à investigação de Rosy) e alterna sequências de delírio estético (os sonhos) para a suspensão da obviedade narrativa. Recurso que rendeu os melhores momentos do diretor no passado. E temos a clássica inserção gótica do corpo no caixão, a explicitação de uma autópsia medonhamente realista, topless gratuitos das atrizes, zumbis, olhos mutilados, efeitos ótimos e efeitos simplórios em um imenso e genial pasticho de situações que abre espaço até mesmo para um insólito final feliz!

• Melhor cena: o ataque de zumbis no sonho!
• Singeleza: o citado encontro pai e filha no sonho, com os efeitos de sobreposição mais simples do mundo em um resultado genialmente nostálgico e tocante.
• Marca registrada do diretor: olhos! Omelete de olhos!!!!!

Expectativa 😈    Realidade 😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário