14 de outubro de 2020

Aldo Lado

Aldo Lado é possivelmente o mais subestimado diretor da produção pop italiana. Geralmente é lembrado pelo notório Ultimo Treno Della Notte, refilmagem de Last House on the Left, mas sua produção tem mais virtudes ocultas. Alguns ótimos giallos em produção decente marcaram seu início de carreira nos prolíficos anos 70.

• Nascido em Fiume, Itália, em 1934, Aldo Lado foi um daqueles casos recorrentes de diretor "disponível ao mercado" que cumpriu exemplarmente seu ofício, mas nunca foi especialmente citado. Teve uma obra que ascendeu e declinou conforme a própria oscilação no mercado de produção popular. 
Aldo iniciou carreira no cinema em meados dos anos 60 como assistente de direção e roteirista no rentável mercado dos spaghetti-westerns.  Estreou na direção com La Corta Notte Delle Bambole di Vetro em 1971, consistente e ousado em sua estrutura. Seguiu com o exemplar giallo Chi L'Ha Vista Morire? e algumas comédias até o famoso e violento video nasty L'Ultimo Trenno Della Notte, destaque maior de sua filmografia que, junto a Profondo Rosso de Dario Argento, marcou uma espécie de ponto máximo nas ousadias estéticas do suspense italiano. Mas o tropeço com The Humanoid, um vergonhoso pastiche nos moldes de Star Wars, abalou seu trabalho fazendo-o tentar produções para a TV por um bom tempo. Em 1981 teve um de seus melhores momentos no drama La Disubbidienza, baseado em romance de Alberto Moravia. Tentou uma volta ao suspense com Dark Friday (1993) que reciclava a situação básica de L'Ultimo Trenno. Em 2013 tentou outra vez com o não muito bem recebido Il Notturno di Chopin. Outros tempos.....

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1971 La Corta Notte Delle Bambole di Vetro • Jean Sorel é um jornalista encontrado desacordado em um parque público. Autoridades médicas o diagnosticam como morto, mas o jornalista ainda tem sua consciência ativa e tenta relembrar os fatos que o levaram ao estado atual. Quando investigava o desaparecimento da namorada (Barbara Bach), ele havia descoberto uma sociedade de praticantes de magia. Aflitivo suspense de estreia do diretor. Todo narrado em flash-backs e com os bons cuidados de produções do período. Participação de Mario Adorf. Música de Ennio Morricone. 😈😈😈
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1972 Chi L'Ha Vista Morire? • Um assassino de crianças coloca uma comunidade em pânico. Ótimo giallo e um dos melhores filmes do diretor. Revelou a garota Nicoletta Elmi que faria carreira no thriller italiano. Veja o post.
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1974 Sepolta Viva • Agostina Belli é uma jovem cortesã cuja posição interfere nos interesses da nobreza, principalmente pelo envolvimento do príncipe, que desagrada alguns articuladores interessados nas riquezas reais. Uma intriga é formada para afastar a jovem, que é sedada e condenada ao sepultamento em uma cripta afastada do castelo. Drama e suspense da Idade Média, com produção regular e direção meio desinteressada que só desenvolve alguma tensão no epílogo, com alguns camponeses empenhados no salvamento da jovem. 😈😈
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1975 L'Ultimo Treno Della Notte • Duas jovens em viagem são subjugadas por marginais em um trem noturno. Notório suspense peso-pesado e o título mais famoso do diretor. Veja o post.
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1976 L'Ultima Volta (O Vencedor) • Drama estrelado por Joe Dalessandro como um marginalizado que vive de pequenos golpes em uma parceria velada com Massimo Ranieri. Quando Joe rouba uma moto, os golpes se intensificam em uma amizade/parceria que leva a dupla de pobretões a um grande roubo em dinheiro. Com toques cômicos e progredindo para a tragédia, L'Ultima Volta foi um alívio dramático depois do maior sucesso do diretor. Participação de Marisa Mell. 😈😈😈
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