15 de outubro de 2020

Vivarium

Vivarium (Irlanda, 2019)

Diret Lorca Finnegan
Com Imogen Poots, Jesse Eisenberg, Senan Jennings, Jonathan Aris, Eanna Hadwicke.



Your home forever!

Fetiche trap! Suspense, horror e humor em mais uma produção para engrossar a categoria dos filmes estranhos. Gemma e Tom são namorados com um possível futuro promissor em conjunto. Promissor e modesto. Ela é professora e ele jardineiro. Um dia, como quem não quer nada, entram em um plantão imobiliário para sondar ofertas de moradia e o estranhíssimo corretor lhes oferece uma visita à comunidade experimental chamada Além. Um lugar afastado do centro urbano onde todas as casas e ruas obedecem o mesmo rigor de construção.

Quando chegam o local, Gemma e Tom ficam perplexos, mais do que fascinados, pela simetria, linearidade e assepsia do condomínio que parece repetir seu desenho ao infinito como um fractal. As casa são absolutamente iguais, as ruas são iguais e até as nuvens repetem monotonamente suas formas. Quando o corretor se ausenta misteriosamente, eles tentam sair do local mas ficam presos pois todas as vias levam de volta. E o que parecia ser o sonho da vida perfeita e da casa funcional torna-se um tormento pela absoluta falta do que fazer. A comida é trazida misteriosamente e os restos levados da mesma forma. Até que um dia, o casal recebe um recém nascido que deverá ser criado por eles! E a relação dos dois começa a deteriorar. Enquanto Tom se dedica a cavar uma saída no quintal de frente, Gemma se envolve com o garoto de voz artificial até suspeitar que algo inumano pode os estar vigiando e controlando. 

Humorado e surreal, Vivarium se inicia como uma sátira ao sonho de estabilidade pequeno-burguês e cresce gradualmente para o mistério e horror, mas sempre dentro de uma postura satírica. Seu problema é que estende demais uma situação simples, mas é intrigante o suficiente para manter a atenção.

Vivarium é viveiro e é possível que o casal esteja simplesmente sendo usado como guarda e adaptação cultural do garoto por alguma inteligência exterior. O livro sobre a espécie humana, escrito em uma grafia desconhecida, e as transmissões como fractais em expansão na tela da TV deixam a sugestão de uma cultura alienígena atuando. Talvez não seja por motivos de invasão ou de escravização ou de estudo, que isso ocorra. Como o filhote de pássaro, na abertura que empurra os demais filhotes para fora do ninho só para ter mais comida e sobrevivência garantida, a situação pode ser apenas de conveniência aos "organizadores" em conhecer e se adaptar a um terreno novo...

• Assustador: o garoto imitando uma pessoa que não é nem Gemma nem Tom! Alguém que está além do seu circuito de convívio....
•  Melhor ator: Jonathan Aris como o corretor Martin,
que imita expressões humanas tentando parecer natural!
• Entrelinha: também é interessante que Martin e o garoto
se vistam da mesma forma, sugerindo um mundo corporativo paralelo, escravizador e repetitivo.
• Coprodução com capital da Irlanda, Bélgica, Dinamarca e Canadá!

Expectativa 👽👽     Realidade 👽👽👽

Um novo conceito em "filho planejado"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário