3 de outubro de 2020

O Fascínio

Il Legame (Itália, 2020)

Diret Domenico de Feudis
Com Riccardo Scamarcio, Mia Maestro, Giulia Patrignani, Mariella Lo Sardo, Federica Rosellini, Raffaella D'Avella.

Il Legame

Finalmente o retorno... não, péra. A produção italiana teve segmentos dos mais respeitados e influentes na história do cinema fantástico. Sua produção em góticos, giallos, filmes B, e ainda policiais, filmes políticos e faroestes, marcou época em seu histrionismo operístico, estilização formal e acabamento técnico impecável. Mas isso durou até meados dos anos 80. As mudanças históricas foram cruéis na produção italiana e na diluição da década de 80, poucos continuaram significando alguma coisa. Argento, Michele Soavi e Lamberto Bava como exceções. E depois deles... estamos esperando até hoje por uma revitalização do spaghetti cinema.

Então aparece este interessante Il Legame. Um terror de estrutura convencional e até previsível, mas realizada com muita determinação. Francesco visita sua casa de infância para apresentar à mãe seu relacionamento sério com Emma e a afilhada Sofia. De início, tudo bem, Sofia faz amizade rápido com o cachorro Tito, todos são receptivos e atenciosos, mas Emma começa a se incomodar pelas conversas escusas, rezas frequentes e misteriosos cházinhos de ervas que a matriarca insiste em oferecer a Sofia. Pior: na vasto pomar que circunda a casa, alguma coisa irá interferir nas estruturas. Uma entidade ligada ao passado de Francesco virá tentar possuir a jovem Sofia.

Ficamos então com o "julgamento em cima do muro". Il Legame ocupa uma posição traiçoeira para si mesmo. É um filme impecável em sua produção cuidadosa, mas a narrativa é convencional, chegando ao monótono estético, que é um pecado capital no gênero. É inevitável (e injusto) fazer um paralelo com a monumental produção prévia no fantástico italiano, mas também é notável que o filme tropece (como muito da produção contemporânea) no naturalismo realista em um gênero onde o que menos importa é "verdade". E por aí o filme vai seguindo, entre grandes acertos (o misterioso pomar, as internas na casa velha, o confronto final) e grandes obviedades. O resultado é um "terror Netflix" que mesmo não falhando em nenhum momento, também não entusiasma além da média.

• Pavoroso: Sofia no escuro, coçando os braços e com a cabeça virada para o teto! 
• Grande virtude: dispensa jumps idiotas.
• Beleza cenográfica: o vasto pomar, com algumas árvores derrubadas.
• Sintonizado com a época, o filme dispensa a figura masculina e concentra-se nas articulações entre a mãe, a filha, a matriarca e a entidade.
• Decepção: faltou trilha sonora.
Il Legame é o primeiro longa do diretor Domenico de Feudis. Será que poderá revitalizar a produção italiana? (Acendendo vela no Pentagrama, agora.... )

Expectativa 🍕🍕🍕     Realidade 🍕🍕🍕

Il Legame

Nenhum comentário:

Postar um comentário