27 de outubro de 2020

Casa dos 1000 Corpos - Rejeitados Pelo Diabo - Os 3 Infernais

House of 1000 Corpses (EUA, 2003)

Diret Rob Zombie
Com Sherri Moon, Karen Black, Sid Haig, Bill Moseley, Tom Towles, Rainn Wilson, Erin Daniels, Jennifer Jostyn.

House of 1000 Corpses



"Mesmo que vocês considerem infantil, hoje é noite de Halloween. 
E para nós é especial"

Trilogia de três. Terror de estreia do roqueiro Rob Zombie, um sujeito que viveria em um mundo diferente não fosse sua polêmica versão de Halloween que despertou a ira de muitos. Entre adoradores e detratores, Robert Cummings é o caso recorrente do típico adolescente classe-média que cresceu consumindo cultura pop e agora se dedica a ela com devoção de fã. Mais ou menos como a fotógrafa Cindy Sherman só que sem o lado nerd-artístico (veja Mente Paranoica). Zombie é o eterno diletante à distância, um cara que idolatra o blues de barracão, mas vive na segurança urbana. Adora o desvirtuado na cultura, mas não vai além de ser um pulp nutella. Adora a porralouquice do rock, mas nunca será um Iggy Pop. Então ele faz o que pode na aproximação possível ao que gosta. Veste-se de acordo, faz cara de maluquinho, vai gravando seu rock e dirigindo seus filmes. Até aí, nada de mal, 90% (senão 100%) da produção pop atual faz o mesmo.

Sua estreia com este House of 1000 Corpses já deixava bem claro a posição de fã, alguém que daria a vida para voltar no tempo e fazer o Texas Chainsaw Massacre antes do Tobe Hooper! O filme é um catálogo de situações padrão no cinema de terror e só por isso corre o risco de se tornar previsível. Mas não monótono! Ambientado nos anos 70 conta sobre um grupo de amigos que viaja pelo interior do Texas. Quando são abordados por locais e tem seu carro avariado, precisam se abrigar em uma noite de tempestade. Onde se abrigam? Justamente na casa de uma família de maníacos liderados pela maravilhosa canastrice de Karen Black! Então temos, estradas, trilha sonora retrô, participações cult, e surpresas que não surpreenderão os fã de terror quando o grupo se torna vítima das insanidades da família. 

Se não há surpresa, então o jeito é brincar com a forma, e na tentativa de fazer o "filme-demência", Zombie abusa de imagens em negativo, montagem de eventos paralelos, nojinhos frequentes, e o cofrinho de Sherri Moon! Tenta constantemente desconcertar com o design de som e trilha musical deslocada em um resultado que é bem divertido apesar de até as ousadias serem velhas conhecidas... O resultado é um fan-film em nível B. Um clássico exemplo de produção na qual os envolvidos se divertiram muito mais do que o espectador.

• Freak: os corredores subterrâneos do Dr. Satan!
• Melhor cena: O caixão, no subterrâneo habitado por enlouquecidos.
• Melhor design: o pendente de ossos!

House of 1000 Corpses


Mas House of 1000 Corpses teve sua (merecida) repercussão e em 2005 a turma toda voltou em The Devil's Rejects (Rejeitados Pelo Diabo). Um trabalho mais consistente enquanto direção, porém com o roteiro não tão criativo quanto o anterior. Parte exatamente do fim do primeiro, com a família sendo cercada pela polícia e na fuga, forma-se o trio chave da série: Baby, Otis e o Capitão Spaulding (Sid Haig roubando fácil a cena como o apavorante palhaço demente!). Referenciando mais os road movies do que o terror freak e mais convencional na forma, Rejeitados vira uma insana caçada de vingança pelo xerife Wydell (William Forsythe). Violento como esperado e com foto referenciando a velha guarda setentista. Apesar de alguns pontos mortos um pouco extensos na intenção de "estilizar", o filme vale pelo excesso sádico-violento especialmente na parte final.

• Melhor cena: Capitão Spaulding aterrorizando o garoto no carro!
• Entre as participações cult pela série: Michael Berryman, Tom Towles, William Forsythe, Michael J. Pollard, Geoffrey Lewis, Ken Foree, P. J. Soles, Mary Woronov, Dee Wallace, Danny Trejo, Sean Whalen e até a ex-pornô Ginger Lynn.

The Devil's Rejects


E mesmo com o clássico final "pondo tudo a perder" (que pode remeter a Wild Bunch, Easy Rider, Vanishing Point, e uma lista grande...), Zombie deu um jeitinho de bolar 3 From Hell (Os Três Infernais, 2019), enfileirando mais uma pilha de referências, a começar pelos acordes de piano de Dies Irae e a vista aérea da estrada (O Iluminado). Com a saída de Sid Haig (falecido em 2019 e bastante debilitado nas poucas cenas em que aparece), foi escalado Richard Brake (de 31) como um primo distante, só para cumprir o trio principal. E a trilogia se completa referenciando os faroestes quando o trio de maníacos decide fugir para o México e ali acaba cercado por uma quadrilha que quer vingar a morte do patriarca (Danny Trejo). 

Mas já não há mais o que narrar e o filme apenas repete as taras doentias e situações limite de antes. É notável como o Capitão Sapulding faz falta na confecção do clima de humor insano. Seja como for, para bem ou para o mal, a trilogia cumpre sua proposta de referência como uma visita a parque temático sem maiores pretensões além de ser uma diversão macabra, autorreferente à cultura ianque (estrada - família Manson - faroeste). Como disse a matriarca de Karen Black, dando voz aos fãs do gênero: "podem achar infantil, mas para nós é especial". E Rob Zombie é um fã do gênero...

• Melhor referência: Baby vira Rambo, despachando geral com seu arco e flecha!
• No final: porta aberta para uma sequência! Será?!...
• Reclamação pessoal: faltou uma dedicatória ao grande Sid Haig.

Placar Black Phillip
House of 1000 Corpses 💀💀💀
The Devil's Rejects 💀💀💀
3 From Hell 💀💀

3 From Hell


Sid Haig
Sid Haig (1939 - 2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário