6 de novembro de 2020

Pandorum

Pandorum (EUA, Alemanha, 2009)

Diret Christian Alvart
Com Dennis Quaid, Ben Foster, Antje Traue, Cung Le, Cam Gigandet, Eddie Rouse.

Pandorum


Pós-Alien. Depois que o Ridley Scott bagunçou as fronteiras estéticas com Alien, a ficção científica moderna incorporou escatologia e sombras gótico-expressionistas quase como regra. Este Pandorum é um exemplar bem decente de cinema B, despretensioso, divertido, e que entrega o que promete sem nenhum pudor em parecer pop, sem querer disfarçar sua gênese de filme de matinê.

Em 2174 os recursos naturais da Terra se esgotaram e a nave Elysium é lançada levando os últimos remanescentes para o planeta Tanis. Mas quando alguns membros da tripulação saem da hibernação descobrem que a nave parece estar à deriva. Pior, no tempo indefinido de trajeto no espaço, alguns sobreviventes degeneraram em uma sub-raça de criaturas canibais que matam qualquer um que se aventure pelos corredores da imensa nave. Os oficiais Payton (Dennis Quaid) e Bower (Ben Foster) precisam reativar o reator central, retomar a missão e chegar ao destino. E no processo, Bower vai descobrindo outros sobreviventes pela nave.

Então, Pandorum é essa simplicidade quase comovente de premissa mínima que desenvolve uma aventura bem divertida. É praticamente uma aventura de apocalipse, mas em vez da Terra devastada estamos em uma gigantesca nave à deriva no espaço. Em sua estrutura de game temos o comandante Payton, isolado em sua cabine, orientando as ações de Bowden que vai juntando informações a cada personagem que encontra. Todos contra um inimigo comum: a tribo de canibais que ataca em bando, corre feito cachorro, morde com vontade e parece que saiu do clip Wild Boys do Duran Duran! 

E a aventura segue em atmosfera aflitiva pelos escuros corredores abandonados, sombras sufocantes e momentos apavorantes de confinamento em um conjunto bem envolvente e que não perde o pique em momento algum. Tem seus tropeços inevitáveis de convenções genéricas, como os jumps sonoros, mas cria um confinamento tão bom nas instalações sombrias que qualquer deslize vai sendo engolido pela boa impressão geral.

• Surpresa: o destino da nave é quase tão bom quanto o final de Planeta dos Macacos (falei quase).
• Sem surpresa: Pandorum virou um game para iPod.
• Grande ideia: colocar o sempre simpático Dennis Quaid entre o bem e o mal.
• Suspense: Bower rastejando entre os canibais que dormem!
• A cena de comer gafanhoto é com inseto real!!!!!! (trivia IMDB)
• Coisa mais feia do mundo: a criança canibal.
• O diretor alemão Christian Alvart tem mais trabalhos na linha dos thrillers e terror. A conferir: Caso 39, Antikorper, Isolados.

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈

Pandorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário