11 de novembro de 2020

Isolados

Abgeschnitten (Alemanha, 2018)

Diret Christian Alvart
Com Moritz Bleibtreu, Jesna Fritzi Bauer, Enno Hesse, Fahri Yardim, Lars Eidinger.

Isolados


Para graduandos em ciências forenses. Thriller classe A, de narrativa ambiciosa e constantemente incômodo. Um exercício em construção de suspense como não se via desde Seven ou O Silêncio dos Inocentes! O doutor Paul Herzfield tem sua filha adolescente sequestrada e precisa desesperadamente encontrar as pistas que levem a seu resgate. Em seus serviços de autópsia, a primeira pista aparece em uma cápsula, inserida no crânio de uma vítima! Na descoberta por mais pistas, o doutor conhece Linda, uma jovem cartunista, que inadvertidamente encontrou um celular em um dos corpos deixados de pista pelo sequestrador.

Paul precisa da ajuda de Linda em sua busca pela filha, mas o trajeto não será simples, uma vez que outros marginais estão envolvidos no que parece ser uma rede de vinganças pessoais. E assim, de vítima em vítima, de corpo em corpo, Paul decifra a rede de envolvidos em crimes passados e presentes na busca pelo paradeiro da filha. E o filme compõe um impecável suspense, imersivo e desconcertante em sua explicitação e situações decorrentes. A ambiciosa narrativa alterna situações passadas e presentes sem deixar isso muito claro de imediato. Assim as implicações da trama vão ficando progressivamente complexas. E da mesma forma que a pobre Linda vai sendo envolvida nas ações nauseantes nas buscas corporais – orientadas à distância por Paul – o espectador acaba sendo levado a uma tour equivalente pelas escuras instalações do necrotério.

No elenco perfeito destaca-se Lars Eidinger como o sádico psicopata. A cena em que ele articula ameaças, de língua cortada, é especialmente assustadora. Como um apavorante e desafiador puzzle, Isolados abusa de escatologia em sua infinidade de detalhes cirúrgicos e prende a atenção com suas revelações sequenciadas para formar um painel intrincado de suspense. Um pouco longo em seus 130 minutos, mas sua estrutura também contribui para o extenuante prazer em decifrá-lo. Facilmente destacável entre os melhores thrillers do cinema moderno e bastante acima da média pop.

• Pavor (entre muitos): Linda no necrotério e as luzes apagando!
• Suspense limite: Linda arrastando o amigo ferido pelos corredores para fugir.
• Extenuante: a luz estroboscópica no cárcere das garotas.
• Melhor do melhor: a surpresa no helicóptero!

Expectativa 🩸🩸🩸     Realidade 🩸🩸🩸🩸

Isolados
Vai uma incisão no seu chucrute?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário