22 de novembro de 2020

Keeper of Darkness

Keeper of Darkness (Hong Kong, 2015)

Diret Nick Cheung
Com Nick Cheung, Amber Kuo, Louis Cheung, Sisley Choi, Angie Cheung.

keeper of darkness


Os fantasmas se divertem em cantonês! Divertida fantasia que mistura elementos emocionais diversos. Wing Fatt é um exorcista que tem livre transito no contato com o mundo dos mortos. Vê fantasmas por todo lado pelos becos de Hong Kong, dos mais inofensivos aos mais ameaçadores e faz serviços eventuais, mais preocupado em ajudar os necessitados do que em enriquecer. Segundo ele, as boas ações podem fazer você reencarnar mais rápido enquanto que más ações podem te manter preso no mundo espiritual por um longo tempo. E isso ele presencia constantemente nas possessões, almas penadas e espíritos malignos que povoam casas, becos e sombras da cidade.

Quando ele investiga a possessão e morte de outros sensitivos como ele, compreende que pode ser o próximo na linha. Uma vingança vinda do mundo dos mortos. Auxiliado por Cherr, uma fantasma camarada, e por "Baby", uma jovem repórter, Fatt precisa desvendar as conexões entre vivos e mortos até descobrir um poderoso espírito enraivecido que articula as matanças. Keeper of Darkness soma então uma infinidade de situações e climas com a maior desenvoltura em sua suspensão anárquica de lógica interna. Flui muito bem com sua narrativa que conduz uma trama intrincada e muito bem amarrada onde se alternam momentos pavorosos, drama, humor, ação e até romance (a relação entre Fatt e o espírito de Cherr é especialmente tocante). O ponto forte do filme é justamente a alternância emocional sem que nada pareça forçado ou pretensioso na mistura. Isso faz com que o conjunto todo seja muito simpático e justificado.

Mas como tudo não poderia ser perfeito, o filme tropeça feio no excesso de efeitos digitais suspeitos que fazem o filme ficar parecendo uma vídeo-narrativa de game antigo. Mesmo assim, na globalização do mercado de filmes pelas vias do fantástico e terror, Keeper of Darkness é muito bem vindo e tem seu espaço merecido.

• Melhor cena: Fatt passeia de bicicleta com Cherr flutuando ao lado.
• Pior efeito: os espíritos bons lutando com o mau.
• Pior efeito 2: a cidadela dos mortos que parece cena de game retrô.
• Melhor espírito: a criança na cabeça do guarda!
• Exorcista boa-praça: Fatt distribui doces pelo beco repleto de fantasmas.

Expectativa 👻👻    Realidade 👻👻

keeper of darkness


Nenhum comentário:

Postar um comentário