10 de novembro de 2020

Sem Conexão

W Lesie Dzis Nie Zasnie Nikt (Polônia, 2020)

Diret Barstoz M. Kowalski
Com Julia Wieniawa, Michal Lupa, Wiktoria Gasiewska, Gabriela Muskala, Stanislaw Ciwka.

Sem Conexão


Oba, terror polonês! Terror na linha adolescente-em-acampamento com muita coisa boa, mas que peca pela obviedade. Jovens entediados passam temporada de férias em um grupo guiado na floresta e se dividem em turmas menores para exploração. A proposta dos organizadores é uma temporada de vivência longe de celulares e tablets. Mas logo serão atacados por dois irmãos deformados que habitam a região e tem fome descontrolada por carne.

Na onda da auto referência pop, Sem Conexão é tão corriqueiro em sua premissa e situações que até parece uma sátira aos incontáveis filmes de terror teen dos anos 80, como Terror Nos Bastidores havia feito tão bem. Se a expectativa é alta só porque a produção é do leste-europeu, o julgamento inevitável é achar o filme um balde de água fria... O que mais salta no julgamento crítico é como o filme tenta se parecer com uma produção corriqueira em terror-pipoca de fácil acesso. Tudo é narrado da forma mais óbvia possível: a queda do meteoro, a contaminação dos meninos, o drama da mãe, os adolescentes clichê. E ainda o filme perde um tempão com situações paralelas, como o namoro perto do lago. E o que faltava acontecer, acontece: os dois irmãos são indestrutíveis e não morrem no final. 

Ficamos então com o julgamento "em cima do muro" para concluir algo sobre o filme. A produção é ótima, a foto perfeita, o elenco jovem se sai muito bem, mas o resultado é um filme burocraticamente estúpido e previsível. É possível que, como em The Dead Don't Die de Jim Jarmusch, Sem Conexão seja um alerta sobre a "monotonização" da cultura pop contemporânea que trabalha sobre conteúdos já codificados na percepção do espectador. Fica a esperança de que o filme sirva a revitalizar o fantástico no cinema do leste-europeu.

• Maior virtude: o trabalho fotográfico. 
• Eu ri, mas acho que não devia: a morte da mãe dos garotos, caindo no porão.
• Piada sem querer: o jovem morrendo gaguejando em polonês!!!
• Confirmação de opção ao humor: o policial cortado ao meio como Frajola!
• Título inglês: Nobody Sleeps in the Woods Tonight
• Título alternativo: Sem Noção (brincadeira)

Expectativa 😈😈😈       Realidade 😈😈

Sem Conexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário