27 de novembro de 2020

José Larraz - o mestre do thriller desvirtuado

jose larraz


José Ramon Larraz é um diretor espanhol de fama cult principalmente por seu filme Vampyres (As Filhas de Drácula) que teve um merecido destaque em nosso mercado quando lançado em VHS. Larraz foi um daqueles casos de diretor idôneo à serviço do mercado pop dos anos 70, como diversos diretores italianos do mesmo período. Mas tem várias outras coisas legais no currículo em sua predileção pelo suspense e fantástico.

• Nascido em 1923 em Barcelona, Larraz iniciou atividades como desenhista de quadrinhos e fotógrafo, o que explica muito da excelência visual de seus filmes. Trabalhando na Bélgica e depois na Inglaterra nos anos 60, passou ao cinema fazendo o roteiro e o storyboard para seu primeiro filme, Whirpool que já evidenciava os ingredientes básicos da obra do diretor: erotismo e suspense. Seus primeiros anos foram marcados por filmes de excelência visual e variantes em suspense-horror, alternando comédias e sempre com a erotização como centro das ações e consequências das tramas. Como muitos profissionais de um cinema orientado ao consumo popular, dependeu demais de condições de produção que vigoravam. Consequentemente, seus altos e baixos oscilaram conforme a qualidade de produção praticada em cada época. É facilmente notável que depois de grandes momentos com os atmosféricos Symptoms e Vampyres sua produção entre em declínio, cedendo aos apelos do mercado (quando passa a utilizar o pseudônimo Joseph Braunstein) como no quase pornográfico Black Candles passando pela inevitável estética dos anos 80 em Edge of the Axe

Faleceu em setembro de 2013 deixando uma obra íntegra, ao mesmo tempo pop e autoral, e que parece ainda não ter sido devidamente reconhecida.

Um pouco mais de Larraz em CineMaldito

1970 Whirpool • A grande estreia de Larraz em um suspense-erótico que serviu de modelo experimental aos filmes posteriores. Theo é um jovem fotógrafo de gostos sádicos. Como em Mórbida Curiosidade ele se diverte em submeter garotas a situações limite e fotografá-las. Vivendo em uma casa de campo sob a guarda de Sarah, uma tia rica, ele conhece a bela modelo Tulia que passará uma temporada no local. Tulia se deixa levar pelas seduções e jogos dos dois moradores até descobrir o que aconteceu com a jovem antes dela! Muita erotização e nudez, incluindo a presença madura da tia Sarah, em uma narrativa de estética impecável e final surpreendente. Um pequeno clássico, honroso representante dos circuitos alternativos de exibição. 😈😈😈😈

1971 Deviation • Casal se perde por uma estrada e acaba retido em uma mansão onde os presentes se entregam a hábitos incomuns. Grande representante da "cultura desvirtuada" característica ao período. Já incluído em 20 Perdidos em uma Década Suja.

1973 La Muerte Incierta • Em 1930, Clive Dawnson é um proprietário de plantações na Índia e sua jovem esposa passa uma temporada no local. Logo ela compreende que todos podem se tornar vítimas da maldição lançada por Shaheen, antiga amante de Dawnson. Suspense elegante e bastante discreto, feito como uma alternativa aos excessos do diretor. Mesmo optando pelo exotismo da ambientação oriental, Larraz insere a velha e boa estética gótica em algumas passagens, nos porões do casarão. Pena que nada funcione em sua discrição. 😈

1973 Scream and Die • Valerie é uma modelo que, ao acompanhar o namorado, entra em uma mansão de campo e presencia um assassinato. Passa então a ser seguida pelo possível killer. Filmado na Inglaterra e com essa premissa mínima, Scream and Die é um primor em suspense visual. Com nudez e erotização meio doentia, o filme insiste em colocar a protagonista em ambientes sombrios, paisagens noturnas e inserir personagens misteriosos. No geral é sutil e lento, mas a atmosfera fotográfica é muito envolvente. Também conhecido como: The House That Vanished. 😈😈😈

1974 Emma Puertas Oscuras • Emma é uma jovem instável, traumatizada depois de um atropelamento e sendo tratada em uma clínica até que recebe a guarda de um casal. Mas a pobre Emma só piora em suas neuroses e se torna um perigo aos próximos. Quando encontra um casal de andarilhos acompanha-os a um velho hotel abandonado. Com história mínima e sem a tradicional tensão erótica da obra do diretor, o filme é um suspense menor em sua carreira. Ainda assim é carregado de atmosfera e com alguma apavorantes navalhadas! 😈😈

1974 Symptoms • Mulher que vive em reclusão em uma casa interiorana recebe a visita de uma amiga. Climático e com o momento mais destacado de Angela Pleasence. Veja o post.

1974 Vampyres • O título mais famoso do diretor. Duas garotas atraem desavisados pela estrada e os levam a seu castelo para orgias banhadas a sangue. Veja o post.

1978 La Visita Del Vicio • Vivendo em seu casarão de campo, a bela pintora Lorna recebe a jovem Triana como moradora e ajudante. Logo uma relação de interesse e dominação nasce entre a rica pintora e a inocente moça do vilarejo. A situação irá se tumultuar quando Chico, um misterioso homem começa a rondar a casa. Cavalgando nu pelos campos e regatos, Chico começa a povoar os sonhos e desejos das duas mulheres. Drama erótico cujo suspense incide sobre os interesses amorosos do trio de protagonistas, mais do que sobre ameaças físicas. Com clara referência a Apenas Uma Mulher (livro e filme), La Visita Del Vicio garantiu seu lugar entre os alternativos pela notória cena de sonho com Triana dentro de uma égua de metal, posicionada para receber o macho. 😈😈

1980 Estigma • Larraz ainda em boa forma em um suspense sobre vidas passadas. Sebastian é um jovem sensível e pouco ajustado aos hábitos familiares e sociais. Depois que seu pai morre em um acidente, ele percebe que suas vontades e desejos são potencialmente destruidores. Regressões em hipnose não ajudam e quando ele intencionalmente visita um casarão de campo revive a vida passada de sua família e a relação opressiva com o pai. Suspense sem muita história, mas ainda na boa média atmosférica que o diretor manipulava genialmente bem com trilha sonora e fotografia adequadas. 😈😈😈

1982 Black Candles (Los Ritos Sexuales Del Diablo) • Dirigido sob pseudônimo Joseph Braunstein e um dos mais bizarros do diretor. A jovem Carol muda-se com seu namorado para a casa da cunhada depois da morte de seu irmão. Disposta a descobrir a verdade sobre a misteriosa morte, ela se depara com uma sociedade que cultua forças satânicas. Muito erotismo nos limites do pornô explícito e com alguns momentos abusadíssimos: a bruxa "ordenhando" um bode para colher sêmen, a inseminação por um bode preto (Black Phillip se dando bem!) e a morte de um camponês com introdução anal de uma espada (quê isso senhor Larraz?!!!) 😈😈 

1987 Descanse en Piezas • Também dirigido sob pseudônimo Joseph Braunstein. Helen herda a fortuna de uma tia ricaça e passa a morar em sua mansão até que começa a ter visões da morta e eventos inexplicáveis. Na busca por uma quantia extra de dinheiro escondido, Helen e o marido confrontam um grupo de aristocratas supostamente renascidos. Nem é ruim, mas o modelo praticado nos anos 80 prejudica, com seu elenco sem graça e trilha techo-rock. 😈😈

1988 The Edge of the Axe (A Beira do Machado) • Em uma cidadezinha interiorana, assassino armado de machado ataca mulheres. Este é certamente o tropeço maior na carreira do diretor. Um suspense desinteressado feito nos moldes do slasher americano do período e dirigido em modo automático. Resta como qualidade algum cuidado visual e mortes bem encenadas. Esteve disponível em VHS (Paris Filmes). 😈

1990 Deadly Manor • Larraz volta a usar seu nome neste seu último trabalho no horror. Grupo de jovens em viagem dá carona a um transeunte e se abriga em um velho casarão na floresta para passar a noite e escapar da chuva. Mas o local é habitado por uma entidade que circula usando uma máscara de porcelana depois de um terrível acidente. Cúmulo supremo do formato slasher em um filme que não entusiasma por seu elenco fraco e diálogos medonhamente clichês. Triste canto do cisne de um mestre do fantástico. 😈

La Visita Del Vicio

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