12 de fevereiro de 2017

Symptoms

Symptoms (Inglaterra, 1974)

Diret Joseph Larraz
Com Angela Pleasence, Lorna Heilbron, Peter Vaughan

Symptoms (ING, 1974)

Filha de peixe! A solitária e reclusa Helen convida uma amiga a passar temporada em sua casa de chácara. O local é o paraíso na Terra, com um bosque próximo, um belo lago nas proximidades, e a estadia vai bem até que Anne desconfia que a casa é habitada por "alguém mais". Com o tempo, Helen começa a dar sinais de desarranjo mental, por suas visões, pela inimizade com o caseiro xereta e por suas lembranças de crimes ocorridos na região.
O medo e a ameaça que rondam Helen precisa ser investigado, decifrado. Porque Helen não tem mais amigas? Será que Anne está na fila das vítimas que visitam o local? Helen guarda segredos demais e pode ser o principal elemento na decifração do mistério, mas também parece ser o maior obstáculo a qualquer investigação.

Suspense bem bacana com toda a virtude de sua época. Coprodução anglo-espanhola com direção do espanhol José Larraz que sustenta o tempo lento das encenações de forma didática. O constante tic-tac do relógio de parede é quase hipnótico e imersivo no tempo estagnado em que vive Helen. Acontece muito pouco no filme, mas até isso é fundamentador de sua eficácia. É um filme para ficar passeando com os personagens pelas redondezas e pelos ambientes mórbidos do casarão. Assim a beleza visual se garante em uma sucessão estética adequada ao sustento do filme. 




As cenas de crime também são memoráveis e Angela Pleasence (filha de Donald) é a figura perfeita para o personagem. Symptoms é um pequeno grande suspense que tem originalidade e consistência próprias. Recentemente foi resgatado em uma bela cópia BluRay. Altamente recomendável a quem curte os filmes do período. Mas o grande filme de Larraz ainda  é Vampyres, as Filhas de Dracula.

• O caseiro é Peter Vaughan, o patriarca dos vagabundos de Straw Dogs.

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário