12 de fevereiro de 2017

Apartamento dos Sádicos

The Penthouse (Inglaterra, 1967)

Diret Peter Collinson
Com Suzy Kendall, Terence Morgan, Tony Beckley, Martine Beswick

Apartamento dos Sádicos

Home invasion pioneiro. Casal em um apartamento fica refém de dois intrusos em um inesperado jogo de dominação. Aparentemente os intrusos são assaltantes, mas o tempo que ficam no local e o jogo de ironias e ameaças só revelarão o real motivo da invasão no decorrer da trama. Instaura-se assim um estranho clima de ameaça e loucura que vai durar o filme todo! Primeiro longa de Peter Collinson em um suspense de primeira linha, sem falhas ou pontos mortos. The Penthouse é adaptado de uma peça teatral e é bastante curiosa sua semelhança com Funny Games. Sustenta-se como uma tortura psicológica constante na qual até as reviravoltas serão opressivas.

O diretor Collinson, que também faria o grande sucesso Um Golpe à Italiana (The Italian Job), se especializaria no suspense claustrofóbico tendo feito ainda bons representantes do gênero no cinema inglês como Fright, Straight on Till Morning, Open Season e Tomorrow Never Comes, além de uma adaptação mediana de O Caso dos Dez Negrinhos.

O gênero home invasion também pode ter Horas de Desespero (Desperate Hours, 1955) apontado como precursor, mas Penthouse se assemelha mais ao modelo moderno com sua crueldade de construção, suas luzes sufocantes e ameaça física. Um exercício em claustrofobia bastante adiante de sua época. Por algum motivo é um filme injustamente esquecido, que nem tem cópia disponível em DVD. Depois de anos procurando, achei uma versão bem ruinzinha (rip de VHS) disponível no YouTube.

• Primeiro papel de destaque de Suzy Kendall, logo depois de Ao Mestre Com Carinho.
• Kendall e Collinson fariam no ano seguinte o clássico pop Up the Junction.
• Participação de Martine Beswick como o terceiro intruso.

Expectativa 😈😈😈     Realidade 😈😈😈😈

Apartamento dos Sádicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário