13 de fevereiro de 2017

As Profecias do Dr Terror

Dr Terror House of Horrors (Inglaterra, 1965)

Diret Freddie Francis
Com Peter Cushing Christopher Lee, Donald Sutherland, Jeremy Kemp, Michael Gough.

As Profecias do Dr Terror

No reinado do pulp. Clássico terror em episódios da produtora Amicus. Cinco passageiros embarcam em uma viagem de trem e logo antes da partida recebem um sexto e misterioso homem (Cushing) que inicia conversa amigavelmente. A conversa envereda pelo sobrenatural e apesar do protesto de alguns dos presentes ele faz uma previsão do futuro de cada um deles, pelas cartas de Tarô.

Então temos, 1. Arquiteto em trabalho de restauração encontra a cripta de uma criatura em um velho casarão. 2. Família fica sitiada em sua casa por uma planta com vontade própria que bloqueia as saídas. 3. Músico de jazz utiliza música de ritual vodu em sua apresentação e é perseguido por espírito. 4. Critico de arte é perseguido pela mão decepada do artista que ele acidentou. 5. Jovem médico descobre que sua esposa é uma vampira.

O fotógrafo e diretor Freddie Francis teve carreira tão fortemente ligada ao fantástico e fez tanta coisa boa que merece um texto à parte. Segundo filme de Donald Sutherland iniciando uma respeitável ligação com o gênero terror. Sua estreia em Il Castello Dei Morti Vivi (1964) também tinha Christopher Lee no elenco. O melhor momento é o primeiro episódio com as surpresas bem dosadas. 

Equilibrando suspense, fantasia e humor, Profecias do Dr Terror atinge perfeição narrativa e estética, comparável às HQs que certamente o influenciaram. É justamente essa estética idealizada (assumidamente artificial) que o cinema moderno discutivelmente tenta evitar em seus equívocos realistas. Talvez seja só questão de opinião, saudosismo, rabugice, mas o charme da digamos "ingenuidade macabra", destes filmes nunca mais foi repetida. 

Expectativa 😈😈😈  Realidade 😈😈😈😈

As Profecias do Dr Terror

Nenhum comentário:

Postar um comentário