18 de fevereiro de 2017

Sobrenatural

Insidious (EUA, 2010)

Diret James Wan
Com Patrick Wilson, Rose Byrne, Barbara Hershey, Lin Shaye.

Sobrenatural

Não basta ser pai... Terror que consolidou o nome do diretor Wan no gênero, depois de Jogos Mortais. Nas explorações das dependências em sua nova casa, o garoto Dalton sofre uma queda quando perambula pelo sótão. Entra em estado de coma e espíritos tentam se apossar de seu corpo. A família então precisa do auxílio de uma sensitiva e seu grupo de parapsicólogos para checar as constantes visões que a mãe do garoto vem tendo. Mas a solução do caso e o confronto com o espírito líder só ocorrerá no território espiritual.

Variação do tema de Poltergeist que começa muito bem mas vai perdendo um pouco o rumo na metade final. Achei meio safadeza técnica a escuridão do além e o pai-herói só com a lamparina fraquinha (pra economizar cenário?). Ainda assim, apesar do corre-corre e dos confrontos braçais na "terra do além", o filme se aguenta bem e deixa preparada a situação para a sequência. Curioso que, no mercado moderno a sugestão da sequência não soa mais como apelação caça-niqueis e configura uma espécie de virtude: "o primeiro é tão bom que gerou série". Ponto fraco: os garotinhos em filmes sobrenaturais são sempre muito chatinhos. Ponto forte: a trilha sonora com aquela profusão de violinos dissonantes é genial! O diretor James Wan faria em seguia o excelente Invocação do Mal.

• A atriz Barbara Hershey tem no currículo um dos grande filmes de espíritos malignos já feitos: O Enigma do Mal (The Entity, 1982).

Sobrenatural

Então tivemos em 2013 a parte seguinte da situação, Insidious 2 (Sobrenatural 2) com o mesmo diretor e elenco, e para surpresa de todos, o segundo filme ficou melhor que o primeiro! Parte logo do final anterior com o garoto sendo salvo e Patrick Wilson voltando do além. Mas ele parece que não volta sozinho e a família continuará sendo alvo de aparições e manifestações. 

O roteiro desenvolve a origem da velha senhora vestida de noiva. E as ações paralelas na parte final são um primor de narrativa, montagem e suspense, além do filme ter imagens memoráveis como o corredor com a porta vermelha! É verdade que Insidious 2 abusa dos jump-scares apelativos e exagera na edição de som para esse fim, mas enquanto puro cinema, ficou mais consistente que o filme anterior. 

Acho que a série deveria ter parado aí, pois o Insidious 3 (Sobrenatural: A Origem, 2015) é bem fraquinho. É um prequel centrado nas ações da médium Elise e sua tentativa de ajudar a jovem Quinn que sofreu um acidente, entrou em contato como o other side e passou a ser seguida por um espírito maligno. Com roteiro raso e desinteressante, a saída foi apelar ao susto e o filme 3 é uma maratona de jump-scares idiotas. Uma pena pois a produção é do mesmo bom nível dos filmes anteriores.

Em 2018 foi a vez do capítulo seguinte Insidious: The Last Key (Sobrenatural: A Última Chave), mais uma sequência dispensável e sem graça. Agora a sensitiva Elise atende o pedido de um homem assombrado por espíritos em sua casa, com o diferencial que casa é a mesma que Elise morou quando criança e inocentemente libertou uma força maléfica. Produção bacana, mas com os problemas esperados: repetição de situações, progressão desinteressante e final sem fôlego. Tem suas virtudes (como a sequência das malas no túnel), mas vai perdendo a graça na metade final. Lyn Shaye carrega o show com sua simplicidade e simpatia e a conclusão ainda teve a cara-de-pau de sugerir uma sequência!

Insidious 1 Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈
Insidious 2 Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈
Insidious 3 Expectativa 😈      Realidade 😈
Insidious 4 Expectativa 😈    Realidade 😈😈


"Insidious 4?! Me chama que eu vou..."

"Insidious 5!? Fala que sim, fala que sim..."

2 comentários:

  1. O êxito do filme se deve muito ao grande elenco que é bastante conhecido pelo seu grande trabalho. Este filme é um dos melhores do gênero de terror que estreou. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Os filmes de terror evolucionaram com melhores efeitos visuais e tratam de se superar a eles mesmos. Eu gosto da atmosfera de suspense que geram, e em Sobrenatural: a última chave, acho que conseguem muito bem. O elenco é parte fundamental para que o filme de um medo terrível. É um dos melhores filmes de terror em 2018. O que eu mais gosto é o terror psicológico. Se ainda não viram, deveriam e se já viram, revivam o terror que sentiram. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.

    ResponderExcluir