25 de fevereiro de 2017

The Committee

The Committee (Inglaterra, 1968)

Diret Peter Sykes
Com Paul Jones, Robert Lloyd.

The Committee

Do you play bridge? Curiosa pérola do underground inglês que graças aos meios digitais foi redescoberta e devidamente disponibilizada. Paul Jones (do genial Privilege) viaja de carona em uma estrada deserta quando o carro quebra e o motorista precisa fazer reparos. Jones então decapita (!) o companheiro no capô e segue viagem sozinho até uma comunidade isolada onde conhece Robert Lloyd, diretor de um misterioso comitê. Com ele, Jones tem conversas sobre seu ingresso na organização, e especialmente sobre as estruturas sociais, seu funcionamento e forças que a mantem em atividade. O comitê aparentemente agrega pessoas e lhes confere missões específicas.

Media-metragem (50 minutos) que impressiona pela originalidade e por entrar nos questionamentos sócio-políticos que tanto tiveram significado na contracultura dos anos 60. Esteticamente também é notável, com sua insistência de câmera frontal e pontos de fuga centralizados (achavam que era só o Kubrick?). Estranho, fascinante e surreal, com bela fotografia em preto-e-branco. Não é um filme que pretende oferecer explicações e muita coisa fica solta para decifração do espectador. Jones se arrepende da decapitação e simplesmente costura a cabeça de volta!!! A troca de cabeças (como troca de identidades) está sugerida logo nos créditos de abertura e pode ser uma sugestão das manipulações secretas da organização. Será o comitê um braço de alguma organização controladora, com seus bancos de informação na aurora da era digital, reuniões de dirigentes e o agenciamento de pessoas para missões externas?

• A participação de Arthur Brown, cantando Nightmare em uma festa, e a trilha sonora do Pink Floyd dão um toque místico no que poderia ser apenas uma trama sobre poder e controle social. Arthur Brown e Pink Floyd no mesmo filme?! Golden Years é isso!
• O diretor Peter Sykes teve uma carreira irregular no suspense inglês, mas ainda faria filmes interessantes como Demônios da Mente e Uma Filha Para o Diabo
• O DVD (inglês) tem entrevistas com Sykes e o sociólogo Max Steuer que escreveu o roteiro.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈😈    


Nenhum comentário:

Postar um comentário