7 de fevereiro de 2017

Rituals

Rituals (Canadá, 1977)

Diret Peter Carter 
Com Hal Holbrook, Lawrence Dane, Robin Gammell, Ken James, Gary Reineke.

Rituals

Cadê o DVD? Uma daquelas preciosidades que ganham reconhecimento graças a internet. Grupo de médicos faz excursão a uma remota reserva na floresta e são atacados por misteriosa figura. A situação vai piorando ao perceberem a ameaça real, seus sapatos são roubados em uma madrugada, a liderança e unidade do grupo são abaladas, uma cabeça de alce é posta diante do acampamento, só pra assustar (com uma serpente para remeter ao símbolo da medicina). E as mortes começam, com algumas pistas do porque aquilo está acontecendo. Será apenas um maníaco local ou a perseguição aos doutores é uma ação premeditada? E a coisa toda vai ficando cada vez mais encardida, agoniante e violenta.

Então temos aqui mais um slasher in the woods, com as regras e clichês habituais? Aparentemente sim, mas Rituals é um grande suspense, entre os melhores de seu gênero e que vai se aproximando do terror na parte final. Tem paralelos com Amargo Pesadelo, e a cópia em espanhol até o traduz como Deliverance 2 (sacanagem). Também é muito bem aproveitada a situação dos personagens: quarentões burgueses sem nenhum talento ao heroísmo e que tem que se virar como podem para não serem tragados pelo ambiente selvagem e pelo assassino à espreita. E suas questões e ressentimentos passados irão vir à tona para tornar a viagem ainda mais insuportável.

A principal virtude de Rituals é o senso de autenticidade que a fotografia da época proporciona. A cena da cachoeira por exemplo, tem um desentendimento até fraquinho entre os personagens, mas o senso de perigo da sequência toda é muito eminente. E nas cenas finais, poucas vezes os filmes do gênero foram esteticamente tão pesados, escuros e sujos. Um filme imprescindível aos fãs do thriller in the woods e especialmente do período. A cópia sem cortes tem 100 minutos, a que vi tinha cortes visíveis na parte final.

• O eterno coadjuvante e sempre bom Hal Holbrook (Magnum Force, A Firma, Creepshow) finalmente é o principal nome do elenco.
• Sequência de destaque: a citada cena do conflito na cachoeira, que rivaliza com Deliverance em sua aterradora beleza.
• Pré-Rambo: Hal cauteriza uma ferida com a pólvora de um cartucho!
• Sequência surpresa: a vítima pendurada na fogueira (mas tem que ser a versão sem corte, só pela breve cena de impacto!)

Expectativa 😈😈        Realidade 😈😈😈😈

Rituals

Nenhum comentário:

Postar um comentário