12 de fevereiro de 2017

Taxidermia

Taxidermia (Hungria, 2009)

Diret Gyorgy Palfi
Com Csaba Czene, Marc Bischoff, Erwin Leder.

Taxidermia

Qual o limite do excesso? Comédia anárquica e honrosa representante do cinema weird. Acompanhando a vida de três gerações (pai, filho e neto), o filme traz uma visão satírica e trágica do "estofamento" que o homem necessita para sua satisfação. A incessante e doentia busca por satisfação. Mas qual a medida? O excesso é a meta? O excesso não tem marca, nem regra, nem limite. Então como saber se a tal satisfação foi alcançada?!

O submisso soldado Morosgovany precisa de satisfação sexual constante e a busca em pessoas, objetos e até animais eviscerados! Seu filho glutão se torna campeão internacional em maratonas alimentares até se transformar em uma grotesca deformidade obesa que precisa de constante assistência para se alimentar e evacuar. E o neto especializa-se em taxidermia, vive cercado por animais empalhados e desenvolve um engenho mecânico que pode servir a empalhar o próprio usuário que se submeta a seu funcionamento.

Então Taxidermia é um épico do grotesco encenado. Tecnicamente o filme é genial e excepcionalmente bem acabado. Por vezes incomoda com cenas de entranhas expostas e as maratonas alimentares com deglutição desenfreada e vômitos induzidos (o dentro e o fora do corpo). A proposta analítica da busca febril por satisfação legitima seus próprios excessos (como em O Lobo de Wall Street) e o diretor Gyorgy Palfi não disfarça nem atenua nada, tudo é exposto em um insano festival escatológico. Mas também nada é gratuito e em nenhum momento o filme perde o fio narrativo crítico e o humor desconcertante. A intenção nunca é ofender visualmente ou gratuitamente, e sim comentar abertamente a insatisfação eterna que move o homem. Isso faz o filme tolerável (pela sátira) em sua crueldade formal.

Taxidermia pode ser uma sátira implacável à cultura contemporânea na qual o excesso é estimulado a todo instante. A deglutição instituída como forma mais básica e instintiva de relação em uma cultura que pretende sublimar todas as suas necessidades à dimensão do físico. Uma cultura que se supõe capaz de engolir chama de vela e ejacular labaredas!

Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈😈😈

"I can't get no satisfaction..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário