27 de fevereiro de 2017

Rec

REC (ESP, 2007) 

Diret Jaume Balagueró, Paco Plaza
Com Manuela Velasco, Ferran Terraza, Pablo Rosso.

Rec

Clássico dos "câmera-na-mão". Uma repórter e seu camera-man acompanham equipe de bombeiros para uma chamada casual em um velho condomínio. A chamada tem relação a uma possível contaminação e em poucos minutos, moradores, policiais, bombeiros e a repórter ficam isolados quando autoridades de saúde bloqueiam o prédio. Mesmo quem questiona a qualidade visual dos filmes na linha Bruxa de Blair (eu sempre reclamo) tem que concordar que aqui a aventura deu muito certo. Rec é possivelmente o melhor do gênero realista ("realista") pós-Bruxa. Alarmante, tenso, para se sentir "no meio do tiroteio"! É curto (pouco mais de 70 minutos) e não perde tempo com embromação, aos 13 minutos a velha gorda morde o policial e o pânico se instaura.

A contaminação transforma as pessoas em zumbis extremamente agressivos. A autenticidade das situações é muito bem aproveitada para o clima de insegurança e pavor no velho condomínio. Não houve filmagem em estúdios, a ação é toda feita em locação no velho prédio. Agora, e aquela mulher esquálida sob a visão noturna da câmera? Coisa de pesadelo! Eu achava que era digital, mas não é (é o Javier Botet)! Como Bruxa de Blair, Rec é uma produção baratíssima que deu muito certo e teve seu merecido sucesso (foi refilmada no mercado americano como Quarentena) e teve sequências.

Rec2 (2009) parte imediatamente do fim do filme anterior com um grupo de policiais entrando no condomínio com a missão de resgatar uma amostra de sangue da primeira pessoa contaminada. Começa a perder a graça quando assume a possessão demoníaca (sugerida no primeiro filme) e quando o padre que lidera a missão começa a rezar e mostrar crucifixo pra confrontar os zumbis (pááára). Mas tem a volta da magrela do martelo no melhor momento do filme, quando precisam descobrir uma passagem dimensional só visível sob luz noturna da câmera!

Rec3 (2012) conecta com a situação do cachorro da menina do filme 1. Manobra legal de roteiro, o veterinário foi mordido pelo cachorro e agora está em uma festa de casamento de alta classe. Mais do mesmo de antes com a alternativa do filme voltar à narrativa convencional (câmera fixa) depois da festa (aprox. em 25 minutos). E aí vira mais um filme de zumbis (zumbis tementes a Deus!). Vale pela anarquia de ver a festa burguesa sendo destruída (mais ou menos como em Ação Mutante).

Rec4 (2014) retoma o filme 2 com os policiais entrando no condomínio e resgatando a repórter. Transfere o ambiente para um couraçado de segurança máxima onde são feitos testes de sangue nas pessoas resgatadas. Narrativa convencional, só tem câmera solta ocasionalmente para conectar à série. E perde ainda mais o rumo com a situação do parasita diabólico que troca de hospedeiro. Aí já deu, né?!

• Problema principal para a série: o efeito de câmera solta é excelente como alternativa narrativa a um filme (e como recurso para esconder falhas), mas a brincadeira se esgota rapidamente. Podia ter parado no primeiro...

Rec1 Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈😈😈
Rec2 Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈
Rec3 Expectativa 😈     Realidade 😈
Rec4 Expectativa 😈     Realidade 😈😈

Rec

Nenhum comentário:

Postar um comentário