21 de fevereiro de 2017

O Homem das Sombras

The Tall Man (USA, França, 2013)

Diret Pascal Laugier
Com Jessica Biel, Jodelle Ferland, Stephen McHattie.

O Homem das Sombras

O avesso do avesso! Suspense classe A do mesmo diretor de Martyrs e como esse, não dá pra contar muita coisa. Jessica Biel é uma enfermeira que investiga um caso de lenda urbana sobre entidade que rouba crianças da comunidade. Mas as descobertas revelam que talvez não haja nada de sobrenatural nos casos de desaparecimento. E Jessica começa a ter sua segurança ameaçada pela própria comunidade que defende. Ou não é nada disso?! As investigações podem revelar uma organização que tem interesse nessas crianças. Jessica terá alguma participação nisso, ou está realmente disposta a auxiliar a comunidade simplória de trabalhadores e marginalizados? Pais e mães começam a ficar ansiosos e ameaçadores!

The Tall Man tem um grande argumento, mas roteirizado intencionalmente de forma convencional para se passar por um suspense habitual. Mas essa narrativa comum, que faz o filme a princípio parecer mais um thrillerzinho corriqueiro, tem um propósito. No decorrer do filme a estrutura formal e o clichê da entidade sobrenatural irão sendo desmontados. Mas não acaba nisso! O desmonte formal vai continuar surpreendendo até o final do filme em uma sequência genial de reviravoltas. Como uma máscara atrás de mais uma máscara! Outra surpresa é a opção estética, que passa bem longe da explicitação de Martyrs. Aqui sangue e violência são reduzidos para a devida valorização do mistério.

As preocupações e questões sociais que o diretor Laugier já havia demonstrado em Martyrs, ganha aqui um novo comentário até bastante ousado no que sugere (ou defende). Genial e inovativo em um formato corriqueiro, é um prazer e um alívio ver um gênero como os thrillers de lenda urbana ganhando fôlego novo. Confira. 

Expectativa 😈    Realidade 😈😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário