3 de fevereiro de 2017

Sob a Pele

Under the Skin (EUA, 2013)

Diret Jonathan Glazer
Com Scarlett Johansson.

Sob a Pele

A mulher que caiu na Terra! Intrigante suspense centrado na figura de Scarlett Johansson. Ela é uma bela e misteriosa mulher que dirige pela noite, sem destino e atrai parceiros aleatórios para um retiro. Nesse local, eles ficarão isolados em um compartimento líquido. E esse é o argumento que serviu a um dos mais enigmáticos e fascinantes filmes de ficção e suspense já vistos!
Ambientado na Escócia, a história trata da ação de extraterrestres. Mas talvez não exatamente de uma invasão, apenas a coleta de corpos para algum fim que não fica totalmente claro. Under the Skin não esta interessado em aventura ou explicações, e sim na trajetória da ET e na "contaminação" que ela sofre na pele da terráquea, ao conviver com a cultura local e descobrir prazeres e sensações. E também descobrir que aqueles seres primitivos podem ser uma ameaça mortal. Nesse ponto aproxima-se de The Man Who Fell on Earth de Nicolas Roeg.

Under the Skin é um assustador e fascinante exercício narrativo que pode deixar muita coisa sem explicação, mas é um filme belíssimo do qual é impossível tirar os olhos, não só por Scarlett, mas por toda excelência técnica e acabamento gráfico: as cenas no líquido negro são especialmente hipnotizantes. Também surpreende na opção por não revelar ou tentar explicar os meios alienígenas da captura e conservação dos corpos humanos. E a sequência em que um corpo se dissolve é particularmente assustadora!

Com exceção de Scarlett, o elenco é de atores amadores, alguns nem mesmo sabiam que a filmagem estava sendo realizada e isso acrescentou um toque maior de naturalismo e estranheza à narrativa. O homem deformado é realmente portador de deficiência facial. Under the Skin também guarda um fascínio especial na forma como apresenta as ações corriqueiras dos terrestres, fazendo o próprio espectador se tornar um alien, um observador distante das banalidades humanas.
Na cultura do imediatismo contemporâneo, Under the Skin é um saudável convite a análise mais demorada.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈😈

...leva eu, Scarlett...

Nenhum comentário:

Postar um comentário