27 de fevereiro de 2017

Basket Case

Basket Case (EUA, 1982)

Diret Frank Henenlotter
Com Kevin Van Hentenrick, Terry Susan Smith, Beverly Bonner.

Basket Case

Dedicado a Herschell Gordon Lewis. Simplesmente um dos melhores do cinema-podreira americano! O jovem Duane e seu irmão deformado buscam vingança contra os médicos que os separaram em uma traumática operação. Duane carrega seu irmão Belial sempre oculto em um cesto e instala-se em uma espelunca de terceira linha onde vão conhecer os moradores e planejar os ataques às clínicas. Clássico trash americano que se tornaria um cult por sua originalidade e absurdo assumido.

Espontâneo e simpático, eu curti especialmente as sequências em stop-motion com Belial fora do cesto. Entre as passagens memoráveis temos o ataque nervoso de Belial no quarto de hotel, a infância dos irmãos, a morte do vizinho bisbilhoteiro e os ambientes naturalistas e decrépitos. Dinâmico, inventivo, imoral, sangrento, grande exemplo de filme de baixo orçamento que é mais divertido do que muita mega-produção de grande estúdio. Chupa, Hollywood!

Em 1990, Henenlotter voltaria com Basket Case 2 no qual o investimento em produção já é bem mais visível e por isso mesmo, sem o charme esculachado do original. Faz a sequência exatamente onde o anterior parou: depois da queda dos irmãos da janela do hotel. Duane e Belial são levados a um hospital, mas escapam e são protegidos por uma psicóloga que dirige um retiro de deformados (freaks). Até cita Freaks de Tod Browning algumas vezes. Apesar da aparência mais convencional, o filme não perde o ritmo em momentos divertidos como a morte de um fotógrafo iluminada por flashes contínuos, o encontro com o detetive no bar e a sequência da relação de Belial com sua namorada freak, o que garantiu assunto para mais uma sequência.

Em Basket Case 3 (1992) a namorada gravida de Belial tem que ser levada a um especialista para o parto. Mas alguns policiais locais irão interferir ao saber da recompensa pelos irmãos. Sem muito o que contar e sem maior novidade, Basket 3 se resume ao acumulo de situações bizarras como a filha do xerife que seduz detentos (dominatrix), o nascimento da prole de doze filhos de Belial, os efeitos de morte violenta mais hilários já filmados e o duelo final entre o xerife e Belial utilizando uma mecha-estrutura!

BC 1  Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈😈
BC 2  Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈
BC 3  Expectativa 😈    Realidade 😈😈


Basket Case


Nenhum comentário:

Postar um comentário