23 de agosto de 2020

Mais Próximo do Terror

Next of Kin (Austrália, 1982)

Diret Tony Williams
Com Jacki Kerin, John Jarrat, Alex Scott, Gerda Nicolson, Charles McCallum.

next of kin

Pequena pérola. Mais uma vez a avaliação se repete: Next of Kin foi uma das primeiras fitas seladas disponíveis em nosso mercado de VHS, lá pelos idos da década de 80, e revê-lo agora traz uma nova percepção. Muito do que perdemos na época com as cópias ruins e adaptação inadequada à tela cheia das TVs, pode ser reavaliado nestes tempos de cópias digitais.

O filme é uma daquelas pérolas meio esquecidas do fantástico australiano e só isso já o destaca da média das produções corriqueiras dos anos 80. Linda é uma jovem que precisa se envolver na administração de uma casa de tratamento de idosos, depois do falecimento de sua mãe, diretora do local. Mas logo alguns mistérios começarão a incomodá-la. Mortes que parecem ocasionais no prédio podem fazer parte de uma vingança e Lisa vai fazendo descobertas nos diagnósticos de falecimentos e tendo visões que podem colocá-la em risco. É possível que ela esteja sendo conduzida ao mesmo fim de sua mãe!
Next of Kin tem a simpatia de sua despretensão como virtude principal e resulta em um exemplar slow burning, um suspense de construção crescente até o sufocante epílogo. Meio arrastado e interiorizado no drama da personagem central, mas a estrutura em volta dela, com uma gama interessante de personagens suspeitos, amarra o mistério de modo muito satisfatório até a loucura tomar forma em enquadramentos estranhos, violência no epílogo e a trilha eletrônica de Klaus Schulze que acrescenta um toque extra de esquisitice no suspense. Pontuado por detalhes estéticos, entre o experimental e o tradicional, o filme se garante muito bem ainda hoje como um bom exemplar do ozploitation.

• Pavoroso: o corpo do gorducho sob a luz da lanterna!
• O diretor Tony Williams tem carreira ligada a documentários. Este é seu único filme de horror. Que pena.
• Participação de John Jarrat, que hoje é conhecido como o assassino de Wolf Creek
• A expressão next of kin geralmente se refere a responsabilidades atribuídas a alguém decorrente do falecimento de algum parente próximo.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈

next of kin

Nenhum comentário:

Postar um comentário