16 de agosto de 2020

O fantástico psicodélico de Patrick Woodruffe



• Patrick Woodruffe (1940 - 2014) foi um artista inglês que marcou exemplarmente a estética de sua geração na linha folk-psicodélica. Nascido em Halifax, Yorkshire, foi naturalmente integrante da geração do pós-guerra e do sonho de um mundo menos medíocre como proposto e defendido por muitos talentos de sua geração.

patrick woodruffe
Woodruffe iniciou carreira na década de 70, com ilustrador. Destacado por diversos trabalhos em capas de livros de fantasia e ficção além de discos, tornou-se figura conceituada na arte fantástica por suas paisagens surreais e de frequente referência folk. Seus painéis remetem às imagens sobrecarregadas de elementos como as de Bosch ou Brueghel, mas sem o mesmo peso estético. Em Woodruffe, os painéis, mesmo referenciando imagens macabras, privilegiam o encanto onírico de uma paisagem lisérgica e convidam a um olhar demorado na decifração dos inúmeros elementos dispostos e enigmas físico-espaciais.
A capa de Sad Wings of Destiny, do Judas Priest é possivelmente sua capa de disco mais conhecida. Sua relação com o rock estendeu-se a um ambicioso projeto de um livreto ilustrado para uma opera-rock junto a Dave Greenslade: The Pentateuch of Cosmogony (1979).

Visite o acervo online preparado por sua família.







Nenhum comentário:

Postar um comentário