9 de agosto de 2020

A Maldição da Bruxa

Hagazussa (Áustria, 2017)

Diret Lukas Feigelfeld
Com Aleksandra Kwen, Claudia Martini, Tanja Petrovsky, Haimon Maria Buttinger.

a maldição da bruxa

"Seu modo de vida isolado já levou muitos crentes a tocar a escuridão..."

Graduação em bruxaria. Enigmática e contemplativa co-produção austro-germânica envolvendo bruxaria. Em um vilarejo medieval, a jovem Albrun é a única filha da velha Martha, uma mulher rejeitada como bruxa pelos habitantes locais. Vivendo isoladamente do vilarejo, elas são vítimas de rondas e ameaças por moradores não identificados. Com o falecimento da velha mentora, Albrun cresce e vive alheia aos hábitos dos aldeões, mas todas as intrigas e preconceito por sua condição irão atingi-la de alguma forma.
Em sua vida alheia à comunidade, só resta a Albrun o aprendizado pelas vias da percepção e exploração do que Martha lhe deixou. Por sua condição e especialmente como reação a interferências do povoado, Albrun inicia um processo de aprendizado instintivo e comunhão com as forças ao seu redor.
Em um tempo narrativo muito próprio (pré-cultura industrializada), Hagazussa envolve sensorialmente em uma teia macabra apavorante em suas possíveis leituras e camadas. O filme não verbaliza nada do que exibe graficamente e muita coisa (senão todas as coisas) ficarão dependendo da decifração pelo espectador em um nível não necessariamente racional. Mais ou menos como um "2001 folk-macabro". E a graça do espetáculo é justamente o enigma exposto à decifração.

Albrun tem uma filha, que poderá dar continuidade ao matriarcado de bruxas, mas a criança pode ser fruto de algum abuso dos locais. Albrun é facilmente tapeada por um casal e sempre rejeitada pelos locais, só lhe restando assumir sua herança mística e devolver as agressões em um longo e penoso processo de aprendizado que passa por sua carência sexual, percepção alterada sob efeito de cogumelo e visita ao charco onde encontrou a mãe morta. Tudo parece conduzir ao aprendizado da jovem nas artes da bruxaria e à conjuração do retorno de Martha!

Hagazussa

Incrivelmente bem fotografado em cenas de impacto que escapam à banalidade do cine-espetáculo para uma apreensão mais psicológica e profunda. Além de um riquíssimo painel de sutis associações em cenas onde que nada é casual: religião associando a morte, floresta de galhos "eretos", a lagoa de águas escuras como local de morte e reencontro, Albrun revê a mãe nas águas turvas, a aldeã que visita Albrun é momentaneamente "hipnotizada" pela visão do crânio, Albrun lava os cabelos ritualisticamente como em um batismo, sussurra "rezas" para o crânio, e assim constantemente em sutis informações pelo filme todo.
Misterioso em sua estrutura de detalhes, Hagazussa é um fascinante (e apavorante) convite à exploração sensorial.

• Cena medonha: a velha morta no charco!
• Souvenir: Albrun guarda o crânio da mãe na mesinha de canto!
• Referência: gravetos amarrados às costas sempre remetem ao velho da capa do Led Zeppelin IV.
• Beleza macabra: a clareira para desova de corpos incinerados.
• Macabro supremo: o destino da filha de Albrun!
• Autenticidade: as rãs fugindo de Albrun quando ela entra na lagoa.
• Menção honrosa à trilha sonora da dupla experimental MMMD, que parece se infiltrar pelas entrelinhas, pelos recantos sombrios, pelos sentidos...

Expectativa 💀💀💀      Realidade 💀💀💀💀

hagazussa
Olha bem essa cena.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário