6 de agosto de 2020

Triângulo do Medo

Triangle (UK, 2009)

Diret Christopher Smith
Com Melissa George, Jack Taylor, Joshua McIvor, Rachel Carpani, Michael Dorman.

Triangle

Deja-vu do deja-vu... Intrigante terror do mesmo diretor de Creep. Jess tem tido uma temporada de problemas por sua instabilidade emocional e nos cuidados com seu filho autista. Mesmo quando parte para um passeio de iate com os amigos, algo ainda a incomoda de uma forma que não consegue compreender. E sua situação fica perturbadora quando uma tempestade faz o barco virar e o grupo precisa subir a bordo de um misterioso cargueiro.

Jess tem a sensação de já conhecer o local e o mais estranho é que a embarcação parece deserta. Na busca por alguém a bordo, o grupo começa a ser violentamente atacado por um assassino mascarado e Jess tenta desvendar a situação na qual ela parece ser elemento chave. Triangle então engole personagens e espectadores em um labirinto narrativo que parece a sucção de uma pia destampada. Impossível escapar do repetitivo fluxo contínuo de sua narrativa.

Na safra dos filmes que pedem decifração, Triangle cita algumas coisas óbvias, como os corredores labirínticos do navio que parece um hotel, e tem até uma cabine de número 237, citando claramente O Iluminado! Tem movimentos de câmera que entram por espelhos! Cita também o mito de Sísifo, em sua tarefa repetitiva e infrutífera, o que pode explicar um pouco a situação da protagonista em sua infinita tentativa de solucionar o pesadelo que se repete. Sendo assim, o enorme cargueiro pode ser uma armadilha de enclausuramento, como o Overlook! Mas o roteiro não se restringe a esse cenário e expande a situação de Jess em uma espiral crescente e perturbadora em sua lógica interna.

Com roteiro bem cuidado e direção precisa, Triangle é um fascinante terror B que ambiciona vôos mais altos em suas leituras, mas não fica fazendo pose. Ponto para o diretor Smith que está constituindo uma carreira bem bacana no fantástico moderno.

• Grande momento: o assassino explica como solucionar a encrenca – Tem que matar todos eles!
• Desespero: as situações cíclicas vão deixando sedimentos que se acumulam: bilhetes, colares, corpos!!!
• Tem semelhança com Judgement Night (1959), da série Além da Imaginação.

Expectativa 🚢🚢      Realidade 🚢🚢🚢

triangulo do medo
Calma gente, vamos ver outra vez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário