16 de janeiro de 2019

Resolution

Resolution (EUA, 2012)

Diret Justin Benson, Aaron Moorhead
Com Peter Cilella, Vinny Curran, Bill Oberst Jr, Kurt Anderson, Josh Higgins.


Brother até o fim. Intrigante suspense que surpreende na economia e originalidade de meios. Michael recebe um vídeo e endereço de Chris, um amigo de infância. Para checar, vai até o local e encontra o amigo em estado de alteração completa sob efeito de drogas, vivendo em uma cabana no meio do mato e se defendendo a tiros dos pássaros ao redor! Chris não fala coisa com coisa, vive em condições precárias, está devendo para traficantes. Parece um caso perdido, mas Michael está disposto a recuperá-lo e não abandona o parceiro, afinal o envio do vídeo pode ter sido um pedido de socorro.

Michael decide interferir e algema o moço para uns dias de abstinência e fica morando no local para acompanhar na assistência. Esse é brother. Mas... quanto mais toma consciência da situação de Chris, mais vai se envolvendo nos mistérios da localidade, que é uma reserva indígena abandonada (pelos próprios índios!). Um posto que tem fama consolidada e atrai grupos de estudos sobrenaturais, místicos e fanáticos. Até aí, nada de mau, só que quando o laptop começa a mostrar registros recentes das atividades dos dois amigos, Michael percebe que algo controla a situação de fora. Descobre velhos registros (vídeo, slides...) das atividades na região e quando Chris, já sóbrio, insiste que não enviou vídeo nenhum... os dois podem estar no centro de um perigo indecifrável!

Este é possivelmente o mais enigmático e original filme do fantástico contemporâneo. Não que isso seja sua principal virtude, mas a construção econômica, crescente e envolvente do filme é que justifica ficar diante dele por seus 93 minutos. A direção e atuações naturalistas aproximam o filme de um found footage, e provocam uma imersão invejável no andamento narrativo. E isso torna ainda mais assustadoras as casualidades, os encontros com visitantes locais, os misteriosos flashes luminosos que interrompem as cenas e até as passagens de comicidade (as bobagens de Chris, o confronto com os dois traficantes) se constroem de forma incômoda. E até a claridade excessiva de fora da cabana faz parecer que o local é um reservado com gente sendo observada! 

De especial importância é o encontro com o recluso francês que vive em seu trailer, prepara um chazinho e começa a falar do "início, meio e fim" das predestinações enquanto manipula o reflexo de Michael em um espelho! Também é um filme repleto de detalhes distribuídos em quadros, rabiscos e inscrições, que podem dizer alguma coisa... acho que vou ter que ver tudo de novo!

• Simples e assustador: a louca batendo os dedinhos no vidro da janela!
• A melhor seita ridícula: esperando a descida do Messias Celestial em sua nave!
• Puta susto: o mendigo na caverna!
• Surpresa: Dave abre o laptop e a gravação que roda é de alguns segundos atrás!
• Bizarrice para bugar: a gravação começa a defasar indo para o futuro!!!
• É possível que seja o mais criativo filme barato desde A Bruxa de Blair.
• Tem relação (ou parceria, ou "sequência") com The Endless.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário