18 de janeiro de 2019

O Cativeiro

Captifs (França, 2010)

Diret Yann Gozlan
Com Zoe Felix, Eric Savin, Arié Elmaleh, Ivan Franek, Igor Skreblin.

Captifs

Tenho uma proposta para seu fígado! Carole, Mathias e Samir são três médicos a serviço em Kosovo. Cumprem seu expediente e partem do local, mas a estrada bloqueada os obriga a um atalho pela floresta. Pronto! Uma vez no atalho deserto, são detidos por um grupo armado e encarcerados em imundas instalações. Na espera pela compreensão do que está acontecendo, o trio vai juntando as peças até entender que o cirurgião no comando e os carcereiros são parte de uma rede de tráfico de órgãos!

Suspense e porrada de qualidade mas que tem seus probleminhas de andamento. Captifs é tensão o tempo todo com bons elementos para sua constituição: as revelações parciais até a compreensão do destino dos prisioneiros, o primeiro cadáver passando diante das celas, toda a vez que toca o telefone alguém vai pra mesa cirúrgica e é especialmente aflitivo quando chega a vez de Carole ser posta na mesa ainda molhada de sangue!

Na hora da ação tem pedrada, facada, bisturi na garganta, afogamento em sangue de boi!!! Mas ainda assim o conjunto de alguma forma, falha na construção dramática de conjunto. A alternância de ação e suspense não se ajustou muito bem. E o trauma de Carole na perda da amiga de infância e o medo de cachorros ficou meio forçadinho. Só serve a estender o tempo narrativo, pois não acrescenta nada dramaticamente. Nem como justificativa maior em salvar a garota da cela vizinha. Talvez por ter sido baseado em fatos reais ocorridos na região, o roteiro não tenha entrado pelo fantasioso do gênero terror. Pode ser...
Enfim, Captifs não faz parte do "extreme francês", mas chega perto. Sem comparações ao gênero extreme, é um suspense dirigido com firmeza que entretém muito bem em seus 75 minutos.

• Morte linda: alicatada na testa!!!
• Eficiência: mina explosiva para eliminar cachorros!
• Momento Laranja Mecânica: grampos no olho de Carole! Jesuis!!!
• Momento Alcatraz: cavando a grade da parede com a mola do colchão!

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário