17 de janeiro de 2019

Dark Age

Dark Age (Austrália, 1987)

Diret Arch Nicholson
Com, John Jarrat, Nikky Coghill, Burnham Burnham, David Gulpilil, Max Phipps.

Dark Age

"Nenhum homem branco pode matar Numwari!"

Tira o tubarão e bota jacaré! Aventura em formato clássico passada nos pântanos australianos. John Jarrat (Wolf Creek) é um agente ambiental que se depara com um jacaré gigante atacando pescadores e aborígenes. Seus superiores querem a morte imediata do animal, mas os únicos que podem ajudar a localizar a fera são os aborígenes que se recusam a levar o homem branco à caça de Numwari, o animal/entidade que supostamente vive na região desde tempos remotos.

Aventura bacana nos moldes predefinidos por outras, especialmente por Jaws que serve de modelo estrutural para seu roteiro: o monstro mata pescadores e até uma criança, toda a pressão e solução esta sobre o agente ambiental, e no final uma equipe parte num barco para a caçada ao monstro.

O maior problema (de roteiro) é que os aborígenes querem a preservação do animal e Jarrat só consegue a ajuda deles quando concorda em sua captura para retirá-lo da região. E os vilões acabam sendo os caçadores sanguinários que querem matar a criatura a qualquer custo alinhando o filme a posturas ecologicamente corretas. Só que assim, o monstro vira vítima do homem branco e perde sua força enquanto personagem. Manobra perigosa para um "filme de monstro". Seja como for, Dark Age entretém do começo ao fim pela simpatia B, pela ambientação australiana (que rende muito no gênero) e pelo enorme jacaré mecânico feito para o filme (meio lerdo, mas não compromete). E a ação culmina no embate final com perseguição em estrada de terra e pancadaria à beira do riacho para soltar Numwari.


Então, somando a beleza (e suspense) das cenas noturnas nos charcos, fuga de caminhão, aborígenes dando flechada em homem branco, matança de animais e bicho nervoso do meio ambiente, Dark Age é tudo que a gente espera de um filme "made in Australia" reunido em um único pacote! Modesto e divertido como um exemplar filme B! Para curtir incondicionalmente!

• David Gulpilil, um dos aborígenes, também atuou em filmes marcantes do cult australiano como Walkabout e The Last Wave.
• Referência Capitão Gancho: o pescador vilão tem seu braço arrancado, mas volta para a vingança.
• Momento ET: Jarrat foge de caminhão levando o jacaré no trailer para salvá-lo dos caçadores!

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário