17 de abril de 2018

L´Ultimo Treno Della Notte

L´Ultimo Treno Della Notte (Itália, 1975)

Diret Aldo Lado
Com Enrico Maria Salerno, Irene Miracle, Laura D'angelo, Macha Meril, Gianfranco de Grassi, Flavio Bucci.

L´Ultimo Treno Della Notte (ITA, 1975)

Last House nos trilhos do sleazy! Lisa e Margaret viajam de trem da Alemanha para a Itália para encontrar a família nos feriados de fim de ano. Na viagem são abordadas por dois marginais que embarcaram às pressas fugindo da fiscalização. No período noturno da viagem, o trem está bem mais vazio e assustador e a dupla de assaltantes tem a liberdade que precisa para subjugar as duas jovens. Quando a dupla se associa a uma misteriosa passageira forma-se um trio e a cena perfeita para perversões e violências à bordo do trem noturno.

Clássico do sleazy italiano e um dos mais pesados do gênero. Na verdade é uma versão de Last House on the Left (e Virgin Spring). Violento e controverso como o clássico de Wes Craven, mas também um show de técnica narrativa cuja virtude não é só a carga apelativa. E mesmo considerando os abusos violentos, que seriam imprescindíveis ao gênero, um dos aspectos mais assustadores de L'Ultimo Trenno é sua força estética que cria um clima de opressão incomparável. O filme funciona plenamente porque sua força está nos detalhes mais do que na explicitação. As cenas noturnas, como o trem sob a chuva da madrugada, os corredores escuros ou a luz azul na cabine, criam uma sensação perfeita de opressão sensorial como poucos conseguiram. 

E nesse clima, o filme preenche muito bem seu tempo de duração sem enrolação e com uma dinâmica visual exemplar. Lançando mão de liberdades típicas do cinema B (filmagem na rua, produção barata, exploitation) a recursos profissionais, L'Ultimo Trenno se situa na fronteira entre o exploit barato e o suspense notável.

No elenco dedicado, a curiosidade é Macha Meril, a sensitiva de Profondo Rosso, como a dama pervertida que completa o trio com os marginais. Enrico Maria Salerno é o dedicado doutor que salva vidas, mas recorre à violência no final. 

Curiosidade extra é a trilha sonora de Ennio Morricone que reutiliza uma de suas mais belas canções (Forse Basta), composta originalmente para uma animação cult (Il Giro Del Mondo Dei Inamorati de Peynet) e a emprega aqui com grande efeito dramático em seu excesso lírico (vocal de Demis Roussos). 

• Excesso sleazy: defloramento à faca!!!!
• Participação de Franco Fabrizi como um passageiro aleatório que é envolvido na situação para abusar de uma das moças. Franco foi destaque em I Vitelloni de Fellini e depois seguiu carreira cada vez mais secundária.
• Pertenceu à lista dos rejeitados video nasties em VHS.
• Relançado com as devidas honras em DVDs de extras.

Black Phillip já sabia 😈😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário