22 de abril de 2018

A Imagem do Medo

A Reflection of Fear (EUA , 1971)

Diret William Fruet
Com Sondra Locke, Robert Shaw, Sally Kellerman, Mary Ure.

A Reflection of Fear (EUA , 1971)


A fotografia perdida. Suspense retraído sobre identidade sexual e sério candidato a cult. Sondra Locke é Marguerite, uma jovem reclusa que vive em seu casarão perto da praia sob a atenção repressora de mãe, avó e governanta. Envolvida em seu mundo particular, Marguerite se dedica a afazeres inúteis, jardinagem, microscópio e especialmente à sua grande coleção de bonecas. Entre elas, Aaron, estranho boneco/entidade cujos pensamentos e opiniões exercem muito poder sobre a pobre garota! 

Com a visita de Robert Shaw, seu pai afastado, a situação sofrerá um desarranjo. Ele está de namorada nova e precisa que a esposa lhe conceda o divórcio. A figura masculina causa então um distúrbio na rotina do sólido "triunvirato feminino" avó/mãe/neta, especialmente quando a esposa joga a proposta de conceder o divórcio a Shaw se este esquecer Marguerite para sempre.

Suspense psicológico de raro poder imersivo. Sutilíssimo em significados e desenvolvimento. Pode até ser acusado de previsível, mas o refinamento do conjunto é um deleite visual com sua magnífica fotografia nebulosa criando um mundo de fragilidade, de imagens fugidias, instáveis como Marguerite, á espera de força externa para o rompimento de seu quadro emocional.

No elenco, Sally Kellerman, dos filmes de Robert Altman, dá o tom "sério" ao que poderia ser visto como mais um suspense clichê, Robert Shaw evita suas habituais caretas e Sondra Locke carrega o filme com sua fragilidade à beira de um colapso explosivo!

Mas o show maior é mesmo da fotografia do húngaro Laszlo Kovaks. Duvido que uma cópia digital possa fazer justiça a fotografia enevoada que caracteriza o filme. Nem mesmo um BluRay deve conseguir repetir a experiência estética que esse filme deve ter proporcionado nas telas da época. Injustamente esquecido, A Reflection of Fear é um grande exemplo das propostas alternativas que tanto favoreceram o cinema americano do período.

• Melhor cena sutil: na praia, Sally Kellerman percebe antes de todos que algo muito estranho ocorre com Marguerite.
• Melhor simbolismo: o pai descobre a verdade nos vãos secretos das paredes do quarto da garota.
• Suspeita óbvia: Marguerite atribui a Aaron todas as ações violentas que ocorrem.
• Confira imagens em um clip.

Expectativa 💀💀💀   Realidade 💀💀💀

A Reflection of Fear (EUA , 1971)

Nenhum comentário:

Postar um comentário